Google Arts & Culture : estudo de caso com alunos do ensino fundamental I - 5º ano e a aplicabilidade nas aulas de arte
tcc
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um aplicativo que vem facilitando bastante o cotidiano dos professores de arte em sala de aula. A ferramenta Google Arts & Culture proporciona de forma gradativa as atividades desenvolvidas pelos professores, pois trata-se de um recurso tecnológico que possibilita mostrar obras de arte com qualidade excelente e nitidez e com um primoroso recurso que consegue aproximar as obras a ponto de ver as pinceladas, além de poder navegar dentro de museus através da ferramenta “Street View”. Tendo em vista que trata-se de uma ferramenta com muitas funcionalidades no campo da arte, esse trabalho apresenta uma pesquisa sobre a vivência de uma professora que utiliza esse recurso em suas aulas e o retorno dos alunos a respeito da ferramenta, bem como a percepção de outros professores. Essa pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenir Borlot situada na região de São Pedro na cidade de Vitória com uma turma de 5º ano com o total de 13 alunos do turno vespertino. Como recursos metodológicos, foram aplicados questionário aos alunos do 5º ano, e aos professores de outras áreas, assim foi possível cruzar as informações oferecidas pelo público pesquisado. Diante do resultado, podemos ver no decorrer da pesquisa que a maioria dos alunos pesquisados possui recursos tecnológicos em casa, motivo pelo qual facilita muito no desenvolvimento do ensino e aprendizagem das aulas de artes. Palavras-chave: Artes. Professor. Aluno. Google Arts & Culture. Sala de aula.
ABSTRACT: The present work aims to present an application that has made daily art teachers a lot easier in the classroom. The Google Arts & Culture tool gradually provides the activities developed by teachers, as it is a technological resource that allows to show works of art with excellent quality and sharpness and with an exquisite resource that can approach the works to the point of seeing the brushstrokes, and can navigate within museums through the "Street View" tool. Considering that it is a tool with many functionalities in the field of art, this work presents a research about the experience of a teacher who uses this resource in their classes and the students' feedback about the tool, as well as the perception of other teachers. This research was carried out at Lenir Borlot Municipal School of Primary Education located in the region of São Pedro in the city of Vitória with a class of 5 th year with a total of 13 students on the afternoon shift. As methodological resources, a questionnaire was applied to 5th grade students, and to teachers from other areas, so it was possible to cross-reference the information offered by the surveyed public. Given the result, we can see in the course of the research that most of the students studied have technological resources at home, which is why it facilitates a lot in the development of teaching and learning of art classes. Keywords: Arts. Teacher. Student Google Arts & Culture. Classroom.
Redes Sociais