Surdos e acessibilidade : análise de uma aula presencial de lógica para a produção de um material assistivo
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RESUMO: Este trabalho é fruto de pesquisas e inquietações referentes à Educação de Surdos que já vem sendo desenvolvida ao longo de minha prática profissional e tem como objetivo analisar as contribuições de uma aula presencial para possibilidades de criação de um material assistivo para a aprendizagem por alunos surdos. O referencial teórico assumido neste estudo constitui-se de duas perspectivas: a Educação de Surdos na perspectiva da Educação Inclusiva e as TIC’s. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se uma pesquisa experimental e os dados foram obtidos a partir de observações e intervenções realizadas em uma aula presencial de lógica para uma aluna surda. Configuram-se como sujeitos da pesquisa, uma aluna surda, a professora regente da aula de lógica e os intérpretes de Libras. O registro dos dados se deu a partir da gravação de vídeo da aula de lógica ministrada no IFES - Cefor. A discussão dos resultados está distribuída em duas grandes áreas: na Educação de Surdos, no que diz respeito a surdez, pois ela não apresenta empecilho cognitivo para a aprendizagem do aluno surdo e nas Tecnologias Digitais, no que diz respeito a produção de material assistivo que pode oferecer maiores possibilidades de aprendizagem por alunos surdos. Palavras-chave: Surdos. Matemática. AVA. Lógica. Tecnologias digitais.
ABSTRACT: This research is the result of researches and concerns about the education of deaf people, which has already been developed throughout my professional practice and aims to analyze the contributions of a face-to-face classroom for the possibilities of creating an assistive material for learning by deaf students. The theoretical framework adopted in this study consists of two perspectives: the education of deaf people in the perspective of inclusive education and ICTs. The methodology adopted is of a qualitative nature, forming an experimental research and the data were obtained from observations and interventions carried out in a face-to-face classroom lecture for a deaf student. The subjects of the research are: a deaf student, the teacher regent of the class of logic and the interpreters of Libras. The recording of the data was done from the video recording of the logic class given at the IFES - Cefor. The discussion of the results is divided into two main areas: Deaf Education with regard to deafness, since it does not present a cognitive impediment to the learning of the deaf student and in the Digital Technologies with respect to the virtual learning environment that can offer possibilities for learning by deaf students. Keywords: Deaf people. Mathematics. AVA. Logic. Digital technologies.
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