Formação de professores e o uso de tecnologias digitais na educação infantil
tcc
RESUMO: Esta pesquisa é oriunda do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Tecnologias Educacionais do Cefor/ Ifes e tem como temática reflexões sobre a Formação de Professores que atuam na Educação Infantil em relação à área das Tecnologias Educacionais, quais recursos tecnológicos estes têm disponíveis e como os utilizam nesta etapa de ensino no Centro Municipal de Educação Infantil “Zilda Arns”, localizado na Rua dos Eucaliptos, S/N, bairro Feu Rosa, Serra, Espírito Santo. Neste contexto, na busca por analisar a atuação do docente no seu cotidiano da escola, no que diz respeito à inserção da tecnologia digital para facilitar seu trabalho pedagógico, indaga-se: os professores em questão possuem formação adequada para utilizar tecnologia digital na escola? Para responder a essa questão investigativa, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, pois busca explorar um problema e descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade. O principal objetivo foi investigar a formação inicial e continuada dos professores que atuam na escola escolhida para a pesquisa em relação às tecnologias digitais e como estes as utilizam em seu planejamento e na apresentação dos conteúdos didáticos. Durante o percurso investigativo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e aplicação de um questionário com os professores, público-alvo desta pesquisa, para levantamento, observação e análise da sua prática como docente. As análises realizadas a partir dos dados coletados/produzidos e validados revelam que os professores da escola pesquisada realizaram pelo menos uma matéria em sua formação inicial com conteúdos que remetem a tecnologias educacionais. Também foi constatado que estes não receberam formação continuada em tecnologias, mas que apesar disso eles as utilizam em seus planejamentos e em suas aulas. Assim, propôs-se a criação de um Blog com conteúdos afins às tecnologias digitais, os quais poderão auxiliá-los no conhecimento sobre ferramentas digitais e como estas podem ser usadas no contexto educacional. O embasamento teórico da pesquisa tem como alicerces os estudos de Brito e Purificação (2015), que trazem reflexões sobre a história do computador e da informática na educação, bem como o uso de tecnologias na sala de aula; Fleischmann (2001), que discorre sobre o alfabetismo digital e o uso do computador pelas crianças e Sampaio e Leite (2010), que abordam a formação do professor. Os resultados obtidos na presente pesquisa foram satisfatórios, sendo que os docentes envolvidos se mostraram disponíveis para colaborar no estudo proposto e abertos à utilização de tecnologias em suas aulas. Palavras-chave: Tecnologias Educacionais. Formação de professores. Educação Infantil.
ABSTRACT: This research comes from the lato sensu Postgraduate Program in Educational Technologies of Cefor / Ifes and has as its theme reflections on the Formation of Teachers who work in Early Childhood Education in relation to the area of Educational Technologies, which technological resources they have available and how they use them in this stage of teaching at the “Zilda Arns” Municipal Center for Early Childhood Education, located at Rua dos Eucaliptos, S / N, Feu Rosa neighborhood, Serra, Espírito Santo. In this context, seeking to help teachers in their daily school life, inserting digital technology to facilitate their pedagogical work, asks: do the teachers in question have adequate training to use digital technology in school? To answer this investigative question, we developed an exploratory and descriptive research, as it seeks to explore a problem and describe the facts and phenomena of a given reality. The main objective was to investigate the initial and continuing education of teachers working in the school chosen for research in relation to digital technologies and how they use them in their planning and presentation of didactic content. During the investigative course, bibliographical researches were conducted and a questionnaire was applied to survey, observe and analyze the collected data. The analyzes made from the data collected / produced and validated reveal that the teachers of the researched school performed at least one subject in their initial formation with contents that refer to educational technologies. It was also found that they did not receive continuing education in technology, but nevertheless they use it in their planning and classes. Thus, it was proposed to create a Blog with content related to digital technologies, which can help them in the knowledge about digital tools and how they can be used in the educational context. The theoretical basis of the research has as its foundation the studies of Brito and Purification (2015), which bring reflections on the history of computer and informatics in education as well as the use of technologies in the classroom; Fleischmann (2001), who discusses computer literacy and children's use of the computer; Sampaio and Leite (2010), who address teacher education. The results obtained in this research were satisfactory because the teachers involved were available to collaborate in the proposed study. Keywords: Educational technologies. Teacher training.Child education.
Redes Sociais