Show simple item record

Educação e ambiente : formação de conselheiros ambientais para enraizamento da política municipal de educação ambiental em Vitória/ES

dc.contributor.advisorLobino, Maria das Graças Ferreira
dc.contributor.authorHencker, Cintia
dc.date.accessioned2021-12-23T14:29:25Z
dc.date.available2021-12-23T14:29:25Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationHENCKER, Cíntia. Educação e ambiente: formação de conselheiros ambientais para enraizamento da política municipal de educação ambiental em Vitória/ES. 2019. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1470
dc.description.abstractRESUMO: A pesquisa em tela objetiva investigar quais bases teórico-práticas de Educação Ambiental são adotadas pelos Conselheiros de Educação e de Meio Ambiente do Município de Vitória. Com o propósito de contribuir para a potencialização da gestão e consequentemente para a institucionalização das Políticas de Educação Ambiental, a partir de processos formativos que priorizem vivências sobre concepção do ambiente em sua totalidade. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em documentos oficiais, observações, questionários e entrevistas colhidos ao longo da pesquisa. Como referencial teórico, trabalhou-se com os conceitos da vertente crítico-emancipatória da Educação Ambiental e da Pedagogia Histórico-Crítica. Os sujeitos desta pesquisa foram os conselheiros de Educação e de Meio Ambiente dos respectivos Conselhos Municipais de Vitória. Os resultados mostraram que a concepção adotada pela amostra reflete a perpetuação de uma educação ambiental conservadora, o que, dentro de uma visão de totalidade, compromete o exercício da cidadania integral e da participação substantiva. E com base no processo formativo realizado, desvelou-se a relevância do desenvolvimento de formações que têm por base uma concepção de ambiente-totalidade, participação e cidadania. Palavras-chave: Educação Ambiental Emancipatória. Formação de Conselheiros Ambientais. Ambiente-Totalidade. Participação. Cidadania.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The research on screen aims to investigate which theoretical and practical bases of Environmental Education are adopted by the Education and Environment Councilors of the Municipality of Vitória. In order to contribute to the enhancement of management and, consequently, to the institutionalization of Environmental Education Policies, based on training processes that prioritize experiences about the conception of the environment in its entirety. As a methodology, qualitative research, of the case study type, was used, supported by official documents, observations, questionnaires and interviews collected during the research. As a theoretical framework, we worked with the concepts of the critical-emancipatory aspect of Environmental Education and Historical-Critical Pedagogy. The subjects of this research were the Education and Environment counselors of the respective Municipal Councils of Vitória. The results showed that the conception adopted by the sample reflects the perpetuation of a conservative environmental education, which, within a vision of totality, compromises the exercise of full citizenship and substantive participation. And based on the training process carried out, the relevance of developing training courses based on a concept of environment-totality, participation and citizenship was unveiled. . Keywords: Emancipatory Environmental Education. Training of Environmental Advisors. Environment-Wholeness. Participation. Citizenship.pt_BR
dc.format.extent160 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiências – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience - study and teachingpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectBoards of educationpt_BR
dc.subjectEducação ambiental - políticaspt_BR
dc.subjectEnvironmental education - policiespt_BR
dc.subjectMeio Ambiente - Vitória/ESpt_BR
dc.subjectEnvironment - Vitória/ESpt_BR
dc.titleEducação e ambiente : formação de conselheiros ambientais para enraizamento da política municipal de educação ambiental em Vitória/ESpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Eduardo Augusto Moscon
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0479134583703822pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaEDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2020016928585046pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/3246701331584528pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberAmado, Manuella Villar
dc.contributor.memberSantos, Leonardo Bis dos
dc.contributor.memberTeixeira, Marcos da Cunha
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8408494362639642pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2405-0320pt_BR
ifes.advisorco.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9435-8967pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record