dc.contributor.advisor | Freitas, Rony Cláudio de Oliveira | |
dc.contributor.author | Trancoso, Fabricio Assis | |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T14:29:06Z | |
dc.date.available | 2021-12-23T14:29:06Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | TRANCOSO, Fabricio Assis. O uso de tablets e tecnologia touchscreen em atividades de geometria. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1469 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
A utilização de tecnologias digitais para o ensino de Matemática continua sendo um desafio,
seja pela precária formação inicial e continuada de professores nesse campo, pela
infraestrutura das escolas, principalmente as públicas, ou ainda pela velocidade de avanço das
tecnologias que não encontra a mesma agilidade nas mudanças de metodologias de ensino.
Esta pesquisa tenta colaborar nesse sentido, inserindo em sala de aula dispositivos digitais
móveis, mais especificamente tablets, com a expectativa de apontar possibilidades de uso que
possam contribuir para o ensino e, consequentemente, para a aprendizagem de conceitos
matemáticos, por meio de situações-problema desenvolvidas em grupos. Nesse sentido, este
estudo tem como objetivo propor e analisar possíveis contribuições do uso de dispositivos
móveis tipo tablets para a aprendizagem de matemática no desenvolvimento de um conjunto
de atividades envolvendo o uso de softwares de geometria dinâmica. Os aportes teóricos que
sustentaram este trabalho estão alicerçados nas ideias de Polya, Onuchic, Vila e Callejo para a
Resolução de Problemas e Marcelo Almeida Bairral para o uso de tablets no ensino de
Matemática. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em uma escola de ensino
fundamental, no município de Cariacica/ES. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do 8º
ano do Ensino Fundamental. Como resultados, ressaltamos que a mobilidade e utilização de
tablets, nessa pesquisa, se inseriram de forma favorável nos processos de ensino abordados,
permitindo repensar novas estratégias de aulas e proporcionar a reorganização dos espaços
antes restritos aos laboratórios de informática.
Palavras-chaves: Tablets - Geometria Dinâmica - Resolução de problemas. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
The use of digital technologies for the teaching of Mathematics remains a challenge, whether
due to the precarious initial and continuing training of teachers in this field, the infrastructure
of schools, especially public ones, or the speed of advancement of technologies that do not
find the same agility changes in teaching methodologies. This research tries to collaborate in
this sense, inserting in the classroom mobile digital devices, more specifically tablets, with the
expectation of pointing out possibilities of use that can contribute to teaching and,
consequently, to the learning of mathematical concepts, through situations- problem
developed in groups. In this sense, this study aims to propose and analyze possible
contributions from the use of mobile devices like tablets for learning mathematics in the
development of a set of activities involving the use of dynamic geometry software. The
theoretical contributions that supported this work are based on the ideas of Polya, Onuchic,
Vila and Callejo for Problem Solving and Marcelo Almeida Bairral for the use of tablets in
the teaching of Mathematics. The research, of qualitative nature, was carried out in an
elementary school, in the municipality of Cariacica / ES. The research subjects were students
of the 8th year of Elementary School. As a result, we emphasize that the mobility and use of
tablets, in this research, were favorably inserted in the teaching processes addressed, allowing
to rethink new strategies of classes and provide the reorganization of spaces previously
restricted to computer labs.
Keywords: Tablets - Dynamic Geometry - Problem solving. | pt_BR |
dc.format.extent | 89 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.subject | Matemática - geometria | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - geometry | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educational Technologies | pt_BR |
dc.title | O uso de tablets e tecnologia touchscreen em atividades de geometria | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5522288316160614 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2728424334883888 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Oliveira, Alex Jordane de | |
dc.contributor.member | Zocolotti, Alexandre Krüger | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4757448370149537 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8666-3275 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9044-3109 | pt_BR |
Redes Sociais