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Significados produzidos em uma disciplina de gestão educacional, na formação inicial de professores de matemática

dc.contributor.advisorChaves, Rodolfo
dc.contributor.authorAraújo, Thays Xavier de
dc.date.accessioned2021-12-23T14:28:36Z
dc.date.available2021-12-23T14:28:36Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationARAÚJO, Thays Xavier de. Significados produzidos em uma disciplina de gestão educacional, na formação inicial de professores de matemática. 2020. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1468
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar os significados advindos de intervenções autorreguladas, junto aos atores do processo, em um curso de formação inicial de professores que ensinam Matemática, acerca da disciplina de Gestão Educacional. Adotamos como procedimento o método de análise de leituras global e local para investigar os significados produzidos pelos atores da pesquisa, a partir das ações enunciativas dos mesmos, alunos e professor da disciplina relatada, diante da proposta desenvolvida ao longo da disciplina. Como produto educacional, elaboramos um Guia Didático na qual estabelecemos como objetivo levar à reflexão a respeito da gestão de sala de aula de um professor que ensina Matemática e discutir a respeito de paradigmas existentes utilizados no Ensino Tradicional de Matemática. Nossa proposta incide no fato de entendermos que professores de Matemática (em formação inicial e continuada) são indivíduos críticos e reflexivos e, portanto, adotam essa criticidade na condução de suas práticas pedagógicas, exercitando processos de descentramentos, no seu cotidiano escolar, seja como professor ou como aluno de Licenciatura em Matemática. Optamos por desenvolver a pesquisa com alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. Para nossa pesquisa escolhemos uma abordagem qualitativa, nos moldes do estudo de caso por entendermos que há convergências epistemológicas com o Modelo dos Campos Semânticos, que tomamos como aporte teórico e que o usamos na perspectiva da produção de significado e de conhecimento, a partir do procedimento de análise dos resíduos de enunciação em leituras na forma global e local. Adotamos esses procedimentos com o intuito de responder a pergunta-diretriz: Quais os significados produzidos, advindos de intervenções autorreguladas, junto aos atores do processo, em um curso de formação inicial de professores que ensinam Matemática, acerca da disciplina de Gestão Educacional, em seu processo de formação profissional? Em nossas observamos que, a partir dos textos tratados nas aulas, as discussões se pautaram no papel social do professor e em todas as práticas esse aspecto se sobressaiu, tanto por parte do professor regente, quanto por parte dos alunos. O produto educacional – Um Olhar Para A Gestão Da Sala De Aula De Matemática – busca levar os leitores a refletirem a respeito da gestão da sala de aula, sobretudo, a sala de aula de Matemática; o que não significa que não possa ser dirigido a professores de outras áreas do conhecimento, ou que lecionam outras matérias. O propósito foi convidar o professor a refletir a respeito de que a Matemática escolar pode ser uma ferramenta útil, que faculta àqueles que a utilizam realizar leituras do mundo, passando assim a agir criticamente. Palavras-chave: Gestão educacional da aula de Matemática. Produção de significados. Método de leitura plausível. Formação inicial de professores.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This paper aims to analyze the dynamics of the production of meanings arising from self-regulated interventions, along with the process actors, in an initial teacher training course that teaches Mathematics about the Educational Management discipline. We adopted as a procedure the plausible reading analysis method to investigate the dynamics of the process, based on the enunciative actions of our actors, students and teacher of the reported subject, in view of the proposal developed throughout the discipline. As an educational product, we have prepared a Didactic Guide in which we set out to lead to reflection on the classroom management of a teacher who teaches Mathematics and to discuss existing paradigms used in Traditional Mathematics Teaching. Our proposal focuses on the fact that we understand that mathematics teachers (in initial and continuing education), they are critical and reflective individuals and, therefore, adopt this criticality in the conduct of their pedagogical practices, exercising decentralization processes in their daily school, either as a teacher or as a graduation student in Math. We chose to develop research with students and teachers of the graduation course in Mathematics at the Federal Institute of Espírito Santo, campus Vitória. For this paper we chose a qualitative approach, along the lines of the case study because we understand that there are epistemological convergences with the Model of the Semantic Fields, which we take as a theoretical contribution and that we use it in the perspective of the production of meaning and knowledge, the from the procedure for analyzing the enunciation residues in readings in global and local form. We will adopt these procedures in order to answer the guiding question: What are the meanings produced, coming from self-regulated interventions, with the process actors, in an initial teacher training course that teaches Mathematics, about the Educational Management discipline, in its vocational training process? We observed that from the texts studied in class, the discussions were based on the social role of the teacher and in all practices this aspect stood out, both on the part of the conducting teacher and on the part of the students. The educational product - A Look at the Management of the Mathematics Classroom - seeks to lead readers to reflect on the management of the classroom, especially the Mathematics classroom; which does not mean that it cannot be addressed to teachers from other areas of knowledge, or who teach other subjects. The purpose was to invite the teacher to reflect on that school mathematics can be a useful tool, which allows those who use it to read the world, thus acting critically. Keywords: Educational management of the Mathematics class. Meaning production. Plausi-ble reading method. Initial teacher training.pt_BR
dc.format.extent185 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.titleSignificados produzidos em uma disciplina de gestão educacional, na formação inicial de professores de matemáticapt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6212368814908253pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaPRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3213154166347387pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberSad, Ligia Arantes
dc.contributor.memberZocolotti, Alexandre Krüger
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1714140036102231pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2758-8380pt_BR


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