Produção de conhecimentos sobre grandezas e medidas : uma experiência usando as normas regulamentadores em um curso técnico de segurança do trabalho integrado ao ensino médio - Proeja

Reis, Solange Taranto de (2020)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Este trabalho buscou discutir sobre a produção de significados e conhecimentos pelos alunos do 2º período do curso Técnico de Segurança do Trabalho integrado ao Ensino Médio para Jovens e Adultos no Ifes Campus Vitória. Tem como objetivo geral analisar potencialidades de uma proposta didática envolvendo as Normas Regulamentadoras no curso Técnico de Segurança do Trabalho, integrado ao Proeja, para explorar e ensinar elementos e noções matemáticas do eixo de Grandezas e Medidas que levem à produção de significados e conhecimentos matemáticos e técnico-profissionais. Acredita-se que a falta de integração curricular entre os conceitos matemáticos e os conteúdos abordados nas disciplinas técnicas resulta em um ensino-aprendizagem fragmentado e descontextualizado, dificultando o entendimento e o aprendizado das disciplinas técnicas. Este trabalho apoia-se nas reflexões dos estudiosos do campo Trabalho e Educação como Frigotto, Ciavatta e Ramos, bem como em pesquisadores do campo de currículo integrado e educação profissional e em autores que discutem o currículo integrado e a educação profissional e em autores que discutem a Educação Matemática no Modelo dos Campos Semânticos como Lins, Sad e Chaves. A pesquisa, quanto à abordagem, é de carácter qualitativo, por ser um meio de produção de conhecimento que não busca mensurar, medir, mas sim compreender e buscar explicações a valores e significados num meio social específico. A pesquisa mostrou que o material didático produzido utilizando as Normas Regulamentadoras do Trabalho para o ensino do eixo de grandezas e medidas em Matemática, constituiu-se em um meio impulsionador para explorar a relação existente entre a Matemática e o mundo do trabalho. Constatou-se que os alunos ao realizarem as tarefas propostas no caderno de tarefas, nosso produto educacional, produziram significados para os conteúdos matemáticos do eixo de Grandezas e Medidas, não só associados ao saber-fazer do curso técnico, como também a conhecimentos sobre a sua utilização, para promover a emancipação dos sujeitos, tornando-se capazes de operar com o conhecimento científico em suas práticas laborais e usá-lo para enxergar as relações sociais subjacentes ao campo do trabalho. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Grandezas e Medidas. Normas Regulamentadoras do Trabalho. Modelo dos Campos Semânticos.

ABSTRACT: This paper sought to discuss the production of meanings and knowledge by students in the 2nd period of the Technical Course on Occupational Safety integrated with High School for Young People and Adults at Ifes Campus Vitória. Its general objective is to analyze the potential of a didactic proposal involving the Labor Regulatory Standards in the Workplace Safety Technical course, integrated with Proeja, to explore and teach mathematical elements and notions of the Quantities and Measures axis that lead to the production of mathematical meanings and knowledge and technical-professionals. It is believed that the lack of curricular integration between the mathematical concepts and the contents covered in the technical disciplines results in a fragmented and decontextualized teaching-learning, making it difficult to understand and learn the technical disciplines. This work is based on the reflections of scholars in the field of Work and Education such as Frigotto, Ciavatta and Ramos, as well as researchers in the field of integrated curriculum and professional education and authors who discuss integrated curriculum and professional education and authors who discuss Mathematical Education in the Model of Semantic Fields such as Lins, Sad and Chaves. The research, in terms of approach, is of a qualitative nature, as it is a means of producing knowledge that does not seek to measure, measure, but rather to understand and seek explanations of values and meanings in a specific social environment. The research showed that the didactic material produced using the Labor Regulatory Standards for teaching the axis of magnitudes and measures in Mathematics, constituted a driving force to explore the existing relationship between Mathematics and the world of work. It was found that the students when performing the tasks proposed in the task book, our educational product, produced meanings for the mathematical contents of the Axis of Quantities and Measures, not only associated with the know-how of the technical course, but also with knowledge about theits use, to promote the emancipation of subjects, becoming capable of operating with scientific knowledge in their work practices and using it to see the social relationships underlying the field of work. Keywords: Youth and Adult Education. Quantities and measures. Labor Regulatory Standards. Semantic Fields Model.


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