O uso do jogo Multi trilhas no ensino e difusão da Libras entre alunos ouvintes e surdos em salas regulares : análise e proposições
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RESUMO: A partir da evolução das tecnologias da informação e da comunicação, é possível perceber que atualmente estamos vivendo uma nova era onde tudo se modifica, caracterizando um processo de mudança cada vez mais acelerado. Nesse contexto, a escola pode promover um papel de integração na utilização desses recursos tecnológicos como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem. Neste estudo, foi aplicada uma sequência didática para alunos ouvintes e um aluno surdo, no laboratório de informática em uma escola localizada no município de Serra/ES. Durante a aplicação da sequência didática foi possível avaliar o uso do jogo Multi-Trilhas como recurso para o processo de aprendizagem, além de constatar a expectativa dos alunos envolvidos em relação ao uso desse recurso a serviço de sua aprendizagem. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo avaliação. Ao final da pesquisa, observou-se que o uso adequado do jogo educativo utilizado pode provocar a curiosidade além de estimular o interesse pelo aprendizado. Palavras-chave: Educação bilíngue. Surdo. Libras. Tecnologias Educacionais.
ABSTRACT: From the evolution of information and communication technologies, it is possible to perceive that we are currently living in a new era in which everything is changing, characterizing an increasingly rapid change process. In this context, the school can promote an integrating role in the use of these technological resources as a tool for new learning strategies. In this study, a didactic sequence was applied to hearing and deaf students in the computer lab in a school located in the city of Serra / ES. During the application of the didactic sequence it was possible to evaluate the use of the game Multi-Trilhas as a resource for the learning process, as well as to verify the expectation of the students involved in relation to the use of this resource in the service of their learning. The present study is a qualitative, evaluation-type research. At the end of the research, it was observed that the proper use of this educational game can provoke curiosity as well as stimulate interest in learning. Keywords: Bilingual Education. Deaf. Pounds. Educational Technologies.
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