Show simple item record

Atividades investigativas em projetos colaborativos : um olhar acerca das potencialidades que emergem da prática pedagógica

dc.contributor.advisorSilva, Mirian do Amaral Jonis
dc.contributor.authorFerreira, Thalita Quinto Soares
dc.date.accessioned2021-12-23T14:25:46Z
dc.date.available2021-12-23T14:25:46Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationFERREIRA, Thalita Quinto Soares. Atividades investigativas em projetos colaborativos: um olhar acerca das potencialidades que emergem da prática pedagógica. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1462
dc.description.abstractRESUMO: Esta dissertação pesquisa teve por objetivo investigar o potencial pedagógico dos projetos de trabalho no que diz respeito ao desenvolvimento do trabalho colaborativo e da cultura científica no contexto específico de uma Feira de Ciências. Essa análise foi realizada à luz do referencial teórico das sequências de ensino investigativas (SEI’s) e do conceito de trabalho colaborativo. Os sujeitos desta pesquisa foram 30 alunos do 3° ano do ensino médio e seis professores de um Colégio Estadual situado no município de Eunápolis-Bahia. Este estudo teve como principais referenciais teóricos Anna Maria Pessoa de Carvalho, Magda Floriana Damiani e Fernando Hernández. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos por meio de fotografias, gravações, observações sistemáticas, depoimentos, aplicação de questionário e entrevistas aplicadas in loco. Os resultados sugerem evidencias da construção de uma cultura de colaboração na escola estudada potencializando significativamente o processo de ensino e aprendizagem por meio das suas práticas pedagógicas. Constatou-se ainda que as atividades investigativas se mostraram estratégias adequadas aos objetivos pedagógicos dos projetos escolares realizados, ainda mais quando desenvolvidas na perspectiva do trabalho colaborativo. Palavras-chave: Projetos Escolares. Ensino por Investigação. Cultura Científica. Práticas Colaborativas. Sequências Didáticas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present research aimed to investigate the pedagogical potential of work projects with objective of the development of collaborative work and scientific culture in the specific context of a Science Fair. This analysis was carried out in the light of the theoretical reference of investigative teaching sequences (ITS’s) and the collaborative pedagogic work approach. The subjects of this research were 30 students of the 3rd year of high school and six teachers of a State College located in the city of Eunápolis-Bahia. This study had as main theoretical references Anna Maria Pessoa de Carvalho, Magda Floriana Damiani and Fernando Hernández. This was a qualitative research, of the case study type, supported by photographs, recordings, observations, testimonials, questionnaires and interviews collected in loco. The results suggested evidence of a collaborative culture in the school studied that significantly enhances the teaching and learning process through its practices. It was also observed that the ITSs showed strategies that were very adequate to the pedagogical objectives of the carried out school projects, especially the ones developed from the collaborative work perspective. Keywords: School Projects. Research Teaching. Scientific Culture. Collaborative Practices. Didactic Sequences.pt_BR
dc.format.extent105 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiências – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience - study and teachingpt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectPráticas colaborativaspt_BR
dc.subjectTeaching through Researchpt_BR
dc.subjectCollaborative Practicespt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.titleAtividades investigativas em projetos colaborativos : um olhar acerca das potencialidades que emergem da prática pedagógicapt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9038715231716052pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaPRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7161650456080225pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberFreitas, Rony Cláudio de Oliveira
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2728424334883888pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9044-3109pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record