Show simple item record

Uso das TIC como abordagem para alunos de uma escola de 2º grau de Castelo/ES na prevenção e combate à violência

dc.contributor.advisorNascimento, Edilson Luiz do
dc.contributor.authorPizzol, Aline Daniela Grecco
dc.date.accessioned2021-12-23T14:25:25Z
dc.date.available2021-12-23T14:25:25Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationPIZZOL, Aline Daniela Grecco. Uso das TIC como abordagem para alunos de uma escola de 2º grau de Castelo/ES na prevenção e combate à violência. 2018. 51 f. Monografia (Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1461
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa aborda os diferentes tipos de violência que ocorrem na sociedade e como a escola, por meio das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tem a necessidade de construir a conscientização, combater e prevenir este problema social. Pretendeu-se demonstrar os diversos tipos de violência para os alunos dos segundos anos da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Nemer – Castelo - ES, utilizando as TIC em modo transversal e interdisciplinar, de forma a desenvolver nesses indivíduos uma consciência crítica acerca dessa adversidade, buscando o bem social e uma convivência harmoniosa para engrandecimento profissional e pessoal. Ao criar a consciência crítica nestes alunos será possível identificar, prevenir e combater os diversos tipos de violência a que estão sujeitos, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi encaminhado questionários aos alunos sobre o conhecimento do termo Cyberbullying, bem como o tempo que permanecem conectados à internet. Mapas conceituais foram construídos individualmente após seminário sobre violências e construíram-se em grupos, curtas-metragens que abordassem o tema. Buscou-se destacar os tipos de violência mais recorrentes nos trabalhos distintos desenvolvidos com os alunos, aos conhecimentos acerca do problema em estudo. Observou-se nos resultados um grande envolvimento dos alunos no projeto de abordagem dos tipos de violência. O Cyberbullying e a violência doméstica foram os termos que tiveram maior destaque nas três práticas recorrentes desenvolvidas e realizadas pelos estudantes, tendo como abordagem o uso das TIC. Palavras-chave: Violência. Mapa conceitual. Tecnologias da Informação e Comunicação. Curtas-metragens.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research addresses the different types of violence that occur in society and how the school, through the new Information and Communication Technologies (ICT), has the need to build awareness, combat and prevent this social problem. It is intended to demonstrate the different types of violence for the students of the second year of the State School of Emílio Nemer - Castelo - ES, using ICT in a transversal and interdisciplinary way, in order to develop in these individuals a critical awareness about this adversity, seeking the social good and a harmonious coexistence for professional and personal aggrandizement. By creating critical awareness in these students it will be possible to identify, prevent and combat the various types of violence to which they are subject, through Information and Communication Technologies. Students were sent questionnaires about the knowledge of the term Cyber bullying, as well as how long they remain connected to the internet. Conceptual maps were built individually after a seminar on violence and were built in groups, short films that addressed the theme. It was sought to highlight the types of violence most recurrent in the different works developed with the students, to the knowledge about the problem under study. It was observed in the results a great involvement of the students in the project to approach the types of violence. Cyber bullying and domestic violence were the terms that were most prominent in the three recurrent practices developed and carried out by students, using the ICT approach. Keywords: Violence. Conceptual map. Information and Communication Technologies. Short films.pt_BR
dc.format.extent51 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectInformatics in Educationpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectInformation Technologiespt_BR
dc.subjectCurta-metragempt_BR
dc.subjectShort filmpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectConceptual mappingpt_BR
dc.titleUso das TIC como abordagem para alunos de uma escola de 2º grau de Castelo/ES na prevenção e combate à violênciapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5445418101008186pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7888526444943028pt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na educação
dc.contributor.memberAndrade, Mariella Berger
dc.contributor.memberGava, Mônica Destefani
dc.contributor.memberLima, Maria Izabel Calot
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3929645439848570pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3047-2864pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record