Show simple item record

Construção de objeto de aprendizagem utilizado na introdução dos cálculos de expressões com números inteiros : validação com professores, alunos da Pós Graduação e especialistas em TIC

dc.contributor.advisorGiuberti, José Renato Júnior
dc.contributor.authorRodrigues, Celio Luiz
dc.date.accessioned2021-12-23T14:25:08Z
dc.date.available2021-12-23T14:25:08Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationRODRIGUES, Celio Luiz. Construção de objeto de aprendizagem utilizado na introdução dos cálculos de expressões com números inteiros: validação com professores, alunos da Pós Graduação e especialistas em TIC. 2016. 51 f. Monografia (Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1460
dc.description.abstractRESUMO: A capacidade técnica de cálculos com números inteiros positivos e negativos é essencial ao desenvolvimento das habilidades matemáticas dos indivíduos. Essas habilidades são necessárias para interpretação e solução de problemas matemáticos que são encontrados comumente no cotidiano da sociedade. No entanto, a aprendizagem dessas técnicas é uma tarefa por vezes complicada para a maioria dos alunos. Essas operações com sinais positivos e negativos, em geral são apresentadas pelos professores como regras que são decoradas, mas não aprendidas e facilmente esquecidas gerando dificuldades nos cálculos envolvendo sinais. Um elemento motivador para o aprendizado dessas técnicas de cálculo é a exploração do uso de tecnologia de informação e comunicação como recurso didático para alunos do 7º ano do ensino fundamental com idades na faixa dos 12 (doze) anos e são considerados em sua maioria como nativos digitais. Baseado nesses aspectos, a proposta desse trabalho foi a pesquisa e o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para auxiliar na aprendizagem da operação de sinais positivo e negativo e no cálculo de expressões numéricas de simples de adição com números inteiros. O conceito matemático envolvido foi investigado e implementado em forma de Objeto de Aprendizagem (OA) adaptativo e validado para uso como instrumento de apoio ao processo ensino aprendizagem. O OA foi construído utilizando a tecnologia flash com interação entre slides apresentando o conteúdo estudado, atividade de resolução de expressão numéricas simples com números inteiros positivos e negativos, ajuda para resolução da atividade e créditos do desenvolvimento do software. Após a validação do OA, avaliamos que ele alcançou o objetivo proposto e a partir da validação foi identificado uma série de melhorias que tornarão esse OA ainda melhor e mais aderente as necessidades dos alunos. Palavras-chave: Objeto de Aprendizagem (OA). Números Inteiros. Ensino Fundamental. Matemática. 7ª Ano.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The ability to perform calculations with positive and negative integer numbers is essential to the development of an individual’s mathematical skills. These skills are necessary for interpreting and solving mathematical problems that are commonly found in our daily lives. However, the process of learning these skills is often a complicated task for the majority of students. Teachers typically present calculations involving positive and negative signs as a set of rules that must be memorized, but not necessarily understood. These rules can be easily forgotten, posing many difficulties to such calculations, especially when multiplying two negative numbers resulting in a positive one, and similar cases. A motivational factor for improving learning effectiveness of these techniques is to explore the use of information and communication technologies as an educational resource for students in the 7th grade of elementary school, who are usually around 12 years-old and considered digital natives. Based on these aspects, the research and development of a learning object intended to help students learn calculations involving positive and negative signs and also of addition simple with integers, is proposed. The mathematical concepts related to the subject were researched and then implemented as an Adaptive Learning Object (OA), which was also validated for use as a support instrument in the teaching learning process. The OA was built using Flash technology and was comprised of several iterative slides containing the topics to be learned, practical activities for solving simple numeric expressions, a help feature, and software development credits. After the validation process was complete, we concluded that the OA met the proposed objectives. Additionally, a series of improvements were identified that will make this OA even better and more compliant to students needs. Keywords: Learning Object (OA). Integer Numbers. Elementary School. Mathematics. 7th Year.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)pt_BR
dc.format.extent51 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectInformatics in Educationpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning Objectspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleConstrução de objeto de aprendizagem utilizado na introdução dos cálculos de expressões com números inteiros : validação com professores, alunos da Pós Graduação e especialistas em TICpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4792456026238163pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6713904993670808pt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na educação
dc.contributor.memberSouza, Maria Aparecida Silva de
dc.contributor.memberRamos, Ramon Marques
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0398033026484020pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8598-9959pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record