dc.contributor.advisor | Rezende, Oscar Luiz Teixeira de | |
dc.contributor.author | Lima, Evânia de Oliveira Pereira | |
dc.date.accessioned | 2017-05-31T23:52:18Z | |
dc.date.available | 2017-05-31T23:52:18Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Evânia de Oliveira Pereira. Educação estatística sob a perspectiva sociocrítica da modelagem matemática: uma proposta para o ensino médio. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/145 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa visa investigar quais inferências um ambiente de Modelagem
Matemática pode proporcionar para o desenvolvimento de competências
estatísticas. Para isso, elaborou-se um projeto para o ensino médio com base nas
ações propostas no ciclo da Modelagem Matemática. No projeto, a coleta, a
organização e a interpretação de dados ocorreram em um ambiente investigativo de
Modelagem Matemática, no qual é construído e aplicado, em parceria com os
estudantes, um questionário para a obtenção de dados, e posterior organização e
discussão dos dados levantados. Utilizou-se para a coleta de dados de questionário,
entrevista em grupo e observações, com posterior triangulação das informações
coletadas a fim de avaliar em que medida houve o desenvolvimento das
competências estatísticas. Os princípios orientadores da Educação Matemática
Crítica forneceram a base teórica para a pesquisa. Após a análise dos dados
coletados durante o desenvolvimento do projeto, concluiu-se que a Modelagem
Matemática enquanto ambiente de aprendizagem contribui para que sejam
desenvolvidas as competências estatísticas. Paralelo à pesquisa, elaborou-se um
guia didático contendo o projeto de Modelagem Matemática e também orientações e
sugestões para aplica-lo e utilizá-lo, além de discutir sobre o uso da Modelagem
Matemática na Educação Estatística. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research aims to investigate what inferences one Mathematical Modeling
environment can provide for the development of statistical skills. For this, it
elaborated a project for high school based on the actions proposed in the
Mathematical Modeling cycle. In the project, the collection, organization and
interpretation of data occurred in an investigative environment Mathematical
Modeling, which is constructed and applied, in partnership with students, a
questionnaire to obtain data, and subsequent organization and discussion of the
collected data . We used to collect survey data, group interviews and observations,
with subsequent triangulation of the information collected in order to assess to what
extent was the development of statistical skills. The guiding principles of Critical
Mathematics Education provided the theoretical basis for research. Having made an
analysis of data collected during the development of the project, it was concluded
that the Mathematical Modeling as a learning environment contributed to the
statistical skills were developed. Parallel to research, elaborated a didactic guide
containing the mathematical modeling project, by the account of his application and
suggestions for how to use it, as well as discussions on the use of Mathematical
Modeling in Statistics Education. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estatística - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.title | Educação estatística sob a perspectiva sociocrítica da modelagem matemática : uma proposta para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Paiva, Maria Auxiliadora Vilela | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais