Educação estatística sob a perspectiva sociocrítica da modelagem matemática : uma proposta para o ensino médio
Dissertação de mestrado
RESUMO: A presente pesquisa visa investigar quais inferências um ambiente de Modelagem Matemática pode proporcionar para o desenvolvimento de competências estatísticas. Para isso, elaborou-se um projeto para o ensino médio com base nas ações propostas no ciclo da Modelagem Matemática. No projeto, a coleta, a organização e a interpretação de dados ocorreram em um ambiente investigativo de Modelagem Matemática, no qual é construído e aplicado, em parceria com os estudantes, um questionário para a obtenção de dados, e posterior organização e discussão dos dados levantados. Utilizou-se para a coleta de dados de questionário, entrevista em grupo e observações, com posterior triangulação das informações coletadas a fim de avaliar em que medida houve o desenvolvimento das competências estatísticas. Os princípios orientadores da Educação Matemática Crítica forneceram a base teórica para a pesquisa. Após a análise dos dados coletados durante o desenvolvimento do projeto, concluiu-se que a Modelagem Matemática enquanto ambiente de aprendizagem contribui para que sejam desenvolvidas as competências estatísticas. Paralelo à pesquisa, elaborou-se um guia didático contendo o projeto de Modelagem Matemática e também orientações e sugestões para aplica-lo e utilizá-lo, além de discutir sobre o uso da Modelagem Matemática na Educação Estatística.
ABSTRACT: This research aims to investigate what inferences one Mathematical Modeling environment can provide for the development of statistical skills. For this, it elaborated a project for high school based on the actions proposed in the Mathematical Modeling cycle. In the project, the collection, organization and interpretation of data occurred in an investigative environment Mathematical Modeling, which is constructed and applied, in partnership with students, a questionnaire to obtain data, and subsequent organization and discussion of the collected data . We used to collect survey data, group interviews and observations, with subsequent triangulation of the information collected in order to assess to what extent was the development of statistical skills. The guiding principles of Critical Mathematics Education provided the theoretical basis for research. Having made an analysis of data collected during the development of the project, it was concluded that the Mathematical Modeling as a learning environment contributed to the statistical skills were developed. Parallel to research, elaborated a didactic guide containing the mathematical modeling project, by the account of his application and suggestions for how to use it, as well as discussions on the use of Mathematical Modeling in Statistics Education.
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