Informática na educação : a importância da formação continuada dos docentes frente às novas tecnologias

Gama, Andressa Alvarenga Pereira (2016)

tcc

RESUMO: A decisão por pesquisar os discentes egressos do Curso de Especialização em Informática na Educação do IFES, do Polo UAB, no município de Linhares, localizado na região norte do Espírito Santo, deu-se pelo fato de se querer desvelar quais as reais contribuições deste para a formação continuada dos sujeitos participantes, já que o uso das tecnologias é uma temática que levanta uma série de reflexões e, consequentemente, ações na tentativa de buscar caminhos que ampliem a qualidade do ensino. A pergunta que norteia o trabalho busca pesquisar: Como o Curso de Especialização em Informática na Educação do Ifes, no Polo UAB Linhares, contribuiu para a formação dos docentes frente às novas tecnologias aplicadas à educação? Nesse sentido, o objetivo geral que orienta o processo de pesquisa é: Analisar se a formação continuada recebida na especialização do curso de Pós-Graduação em Informática na Educação dos discentes egressos do Polo UAB Linhares, das turmas que iniciaram nos anos de 2010, 2013 e 2014, atendeu às demandas dos participantes e se os mesmos utilizam as novas tecnologias aplicadas à educação. Para tentar chegar à resposta do questionamento desta pesquisa foram utilizados os objetivos específicos, a saber: (a) abordar a importância da formação continuada no exercício da docência; (b) analisar se as expectativas dos discentes egressos foram atendidas pelo curso e ainda, (c) propor ações e intervenções práticas no cotidiano da docência. Para responder a pesquisa, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo realizada por meio de questionário eletrônico, no período de 27 de junho à 25 de julho de 2016, tendo como amostra 28% do total de participantes. Conclui-se por meio dos resultados obtidos que o curso atendeu as expectativas da maioria dos participantes, representada por 80%, ou seja, o curso atingiu seus objetivos com uma boa margem de positividade, que a formação continuada do docente é extremamente importante para a prática pedagógica e que após a conclusão da especialização eles se sentiram preparados para usar a informática como ferramenta de ensino. Palavras-chave: Formação Continuada. Discentes Egressos. Intervenções Práticas.

ABSTRACT: The decision to search the graduates students of the Specialization Course in Computer IFES Education, UAB Pole, in Linhares, located in the northern region of the Holy Spirit, given by the fact of wanting to reveal what the real contribution of this to the continued training of the participating subjects as the use of technology is an issue that raises a number of reflections and hence actions in trying to find ways that enhance the quality of education. The question that guides the search job search: How the Specialization Course in Computer IFES Education at UAB Pole Linhares, contributed to the formation of the front teachers to new technologies applied to education? In this sense, the general objective that guides the search process is: To analyze the received continuing education in the specialization course Graduate in Computer Education graduates students Pole UAB Linhares, the classes that started in the years 2010, 2013 and 2014 met the demands of the participants and whether they use new technologies applied to education. To try to get to answer the question of this research the specific objectives were used, namely: (a) address the importance of continuing education in the teaching profession; (B) whether the expectations of graduating students have attended the course and also (c) propose actions and practical interventions in the everyday teaching. To take the survey, the methodology used was the field research conducted through electronic questionnaire in the period from June 27 to July 25, 2016, with a sample 28% of the total participants. It was concluded by the results that the course met the expectations of most participants, represented by 80%, ie, the course achieved its goals with a good margin of positivity, the continuing education of teachers is extremely important for pedagogical practice and after completion of specialization they felt prepared to use computers as a teaching tool. Keywords: Continuing Education. Students graduates. Practical interventions.


Collections: