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Contribuições das tecnologias da informação na educação especial : dos direitos às práticas

dc.contributor.advisorSobroza, Marcio Colodete
dc.contributor.authorMello, Lohaynne Gomes
dc.date.accessioned2021-12-23T14:24:21Z
dc.date.available2021-12-23T14:24:21Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationMELLO, Lohaynne Gomes. Contribuições das tecnologias da informação na educação especial: dos direitos às práticas. 2018. 36 f. Monografia (Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1458
dc.description.abstractRESUMO: Sabemos que a inclusão de uma criança com necessidades especiais nas escolas regulares de ensino aconteceu mediante a superação de muitos desafios e, ainda hoje, demanda muito empenho por parte dos profissionais da educação para que de fato haja inclusão. O presente trabalho tem como objetivo descrever como as tecnologias da informação podem contribuir como ferramenta para a inclusão de práticas educacionais de alunos com necessidades educacionais especiais. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica. Foram selecionados textos, artigos e outros documentos, publicados em banco de dados de domínio público, como periódicos nacionais, e pesquisa em sites online. Utilizamos os seguintes descritores: Educação; Tecnologia da informação e Educação Especial. O processo de inclusão é complexo e trabalhoso, deve ser algo contínuo e gradativo. De fato, para que seja eficaz, precisa do máximo empenho de todos que estão envolvidos no sistema educacional. Mas o mais importante, é um processo possível, dependendo principalmente do comprometimento, da responsabilidade e da competência com os ideais democráticos da escola. Palavras-chave: Educação. Tecnologia da informação. Educação Especial.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: We know that the inclusion of a child with special needs in regular schools happened by many challenges and, even today, it demands a lot of commitment from professionals of education. The present work aims to describe how information technologies can contribute for the inclusion of educational practices of students with special needs. This is a bibliographic review study. Texts, articles and other documents, published in a public domain database, national journals and search on online sites were selected. We used that descriptors: Education; Information Technology and Special Education. The process of inclusion is laborious, it must be something continuous and gradual. In fact it needs commitment of everyone involved in the education system. But most important, it is a possible process, depending primarily on commitment, responsibility and competence with the school's democratic ideals. Keywords: Education. Information Technology. Special Education.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectInformatics in Educationpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleContribuições das tecnologias da informação na educação especial : dos direitos às práticaspt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0170155885642550pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0913468627021863pt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na educação
dc.contributor.memberSilva, Daniela Torres da
dc.contributor.memberBragio, Jaqueline
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1156-0778pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5888115743448318pt_BR


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