dc.contributor.advisor | Sobroza, Marcio Colodete | |
dc.contributor.author | Mello, Lohaynne Gomes | |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T14:24:21Z | |
dc.date.available | 2021-12-23T14:24:21Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | MELLO, Lohaynne Gomes. Contribuições das tecnologias da informação na educação especial: dos direitos às práticas. 2018. 36 f. Monografia (Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1458 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Sabemos que a inclusão de uma criança com necessidades especiais nas escolas
regulares de ensino aconteceu mediante a superação de muitos desafios e, ainda
hoje, demanda muito empenho por parte dos profissionais da educação para que de
fato haja inclusão. O presente trabalho tem como objetivo descrever como as
tecnologias da informação podem contribuir como ferramenta para a inclusão de
práticas educacionais de alunos com necessidades educacionais especiais. Trata-se
de um estudo de revisão bibliográfica. Foram selecionados textos, artigos e outros
documentos, publicados em banco de dados de domínio público, como periódicos
nacionais, e pesquisa em sites online. Utilizamos os seguintes descritores:
Educação; Tecnologia da informação e Educação Especial. O processo de inclusão
é complexo e trabalhoso, deve ser algo contínuo e gradativo. De fato, para que seja
eficaz, precisa do máximo empenho de todos que estão envolvidos no sistema
educacional. Mas o mais importante, é um processo possível, dependendo
principalmente do comprometimento, da responsabilidade e da competência com os
ideais democráticos da escola.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia da informação. Educação Especial. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
We know that the inclusion of a child with special needs in regular schools happened
by many challenges and, even today, it demands a lot of commitment from
professionals of education. The present work aims to describe how information
technologies can contribute for the inclusion of educational practices of students with
special needs. This is a bibliographic review study. Texts, articles and other
documents, published in a public domain database, national journals and search on
online sites were selected. We used that descriptors: Education; Information
Technology and Special Education. The process of inclusion is laborious, it must be
something continuous and gradual. In fact it needs commitment of everyone involved
in the education system. But most important, it is a possible process, depending
primarily on commitment, responsibility and competence with the school's democratic
ideals.
Keywords: Education. Information Technology. Special Education. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Informatics in Education | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.title | Contribuições das tecnologias da informação na educação especial : dos direitos às práticas | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/0170155885642550 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0913468627021863 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Informática na educação | |
dc.contributor.member | Silva, Daniela Torres da | |
dc.contributor.member | Bragio, Jaqueline | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1156-0778 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/5888115743448318 | pt_BR |
Redes Sociais