Show simple item record

As representação visuais como potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem

dc.contributor.advisorSondermann, Danielli Veiga Carneiro
dc.contributor.authorMata, Michele Silva da
dc.date.accessioned2021-12-23T14:23:43Z
dc.date.available2021-12-23T14:23:43Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationMATA, Michele Silva da. As representações visuais como potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1456
dc.description.abstractRESUMO: Considerando que vivemos em uma sociedade na qual as inovações transformam a humanidade ao passo de um clique, e visto que esse cenário tem exigido que o processo de ensinar e aprender seja mais dinâmico e atrativo aos alunos, é premente a necessidade de os profissionais da educação buscarem metodologias e técnicas para contribuir significativamente com o desenvolvimento e a aprendizagem dos educandos. Diante dessa realidade, o objetivo desta dissertação foi produzir subsídios para disseminar a utilização de representações visuais no processo de ensino-aprendizagem a partir da proposição de um curso de extensão, bem como o Pensamento Visual como técnica de construção dessas imagens. E para alcançar este objetivo foram utilizados conhecimentos em Design Educacional, visando colaborar com esta pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. A primeira etapa da pesquisa envolveu o mapeamento e a análise de Guias Didáticos da área de Ciências elaborados por mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). A segunda etapa envolveu a implementação de um curso de extensão ofertado em duas etapas, uma on-line, cujo objetivo foi ensinar aos profissionais da educação características das representações visuais e sua utilização na Educação; e outra etapa presencial com oficina para demonstrar as técnicas do Pensamento Visual. Após finalizar as duas etapas do curso, procedeu-se à análise referente a participação e opiniões dos sujeitos da pesquisa, sendo observado que ambos demonstraram resultados positivos quanto à utilização das representações visuais alinhadas ao texto, de forma a colaborar com o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, também foi elaborado um guia didático de forma colaborativa com as participantes do curso acerca dos assuntos abordados no curso. Ademais, esta pesquisa originou uma discussão que pode contribuir bastante para a área da Educação em seus vários níveis de ensino. Palavras-chave: Design Educacional. Representações Visuais. Pensamento Visual.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: To think that we live in a society in which innovations transform humanity in one click, and since this scenario has to make the process of using and learning more dynamic and attractive to students, there is an urgent need for education professionals seek methodologies and techniques to contribute to the students' development and learning. In view of this reality, the objective of this dissertation was to produce subsidies for the dissemination of the use of visual representations in the teaching-learning process from the proposal of an extension course, as well as Visual Thinking as a technique for constructing these images. And to achieve this objective, knowledge in Educational Design was used, to collaborate with this research, of an applied nature with a qualitative approach and of an exploratory character. The first stage of the research involved the mapping and analysis of Didactic Guides in the area of Sciences prepared by Master's students of the Stricto Sensu Graduate Program in Science and Mathematics Education (Educimat). The second stage involved the implementation of an extension course offered in two stages, one online, whose objective was to use the education professionals characteristic of the visual representations and their use in education; and another classroom step with a workshop to demonstrate the techniques of Visual Thinking. After concluding as two stages of the course, we proceeded to analyze the participation and information of the research subjects, observing that both demonstrated positive results regarding the use of visual representations aligned to the text, in order to collaborate with the teaching-learning process. . In addition, a didactic guide was developed in a collaborative way with the course participants on pertinent subjects in the course. In addition, this research gave rise to a discussion that can contribute significantly to the area of Education at its various levels of education. Keywords: Educational Design. Visual representations. Visual Thinking.pt_BR
dc.format.extent161 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiência – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience - study and teachingpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectImagens na educaçãopt_BR
dc.subjectImages in Educationpt_BR
dc.titleAs representação visuais como potencializadoras no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0515094675549855pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8335710912224751pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberPassos, Marize Lyra Silva
dc.contributor.memberSouza, Edson Rufino de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4004424177280845pt_BR
ifes.member.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-7047-5018pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2044-1543pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record