dc.contributor.advisor | Sondermann, Danielli Veiga Carneiro | |
dc.contributor.author | Mata, Michele Silva da | |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T14:23:43Z | |
dc.date.available | 2021-12-23T14:23:43Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | MATA, Michele Silva da. As representações visuais como potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1456 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Considerando que vivemos em uma sociedade na qual as inovações
transformam a humanidade ao passo de um clique, e visto que esse cenário
tem exigido que o processo de ensinar e aprender seja mais dinâmico e
atrativo aos alunos, é premente a necessidade de os profissionais da educação
buscarem metodologias e técnicas para contribuir significativamente com o
desenvolvimento e a aprendizagem dos educandos. Diante dessa realidade, o
objetivo desta dissertação foi produzir subsídios para disseminar a utilização de
representações visuais no processo de ensino-aprendizagem a partir da
proposição de um curso de extensão, bem como o Pensamento Visual como
técnica de construção dessas imagens. E para alcançar este objetivo foram
utilizados conhecimentos em Design Educacional, visando colaborar com esta
pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa e de caráter
exploratório. A primeira etapa da pesquisa envolveu o mapeamento e a análise
de Guias Didáticos da área de Ciências elaborados por mestrandos do
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e
Matemática (Educimat). A segunda etapa envolveu a implementação de um
curso de extensão ofertado em duas etapas, uma on-line, cujo objetivo foi
ensinar aos profissionais da educação características das representações
visuais e sua utilização na Educação; e outra etapa presencial com oficina para
demonstrar as técnicas do Pensamento Visual. Após finalizar as duas etapas
do curso, procedeu-se à análise referente a participação e opiniões dos sujeitos
da pesquisa, sendo observado que ambos demonstraram resultados positivos
quanto à utilização das representações visuais alinhadas ao texto, de forma a
colaborar com o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, também foi
elaborado um guia didático de forma colaborativa com as participantes do
curso acerca dos assuntos abordados no curso. Ademais, esta pesquisa
originou uma discussão que pode contribuir bastante para a área da Educação
em seus vários níveis de ensino.
Palavras-chave: Design Educacional. Representações Visuais. Pensamento
Visual. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
To think that we live in a society in which innovations transform humanity in one
click, and since this scenario has to make the process of using and learning
more dynamic and attractive to students, there is an urgent need for education
professionals seek methodologies and techniques to contribute to the students'
development and learning. In view of this reality, the objective of this
dissertation was to produce subsidies for the dissemination of the use of visual
representations in the teaching-learning process from the proposal of an
extension course, as well as Visual Thinking as a technique for constructing
these images. And to achieve this objective, knowledge in Educational Design
was used, to collaborate with this research, of an applied nature with a
qualitative approach and of an exploratory character. The first stage of the
research involved the mapping and analysis of Didactic Guides in the area of
Sciences prepared by Master's students of the Stricto Sensu Graduate Program
in Science and Mathematics Education (Educimat). The second stage involved
the implementation of an extension course offered in two stages, one online,
whose objective was to use the education professionals characteristic of the
visual representations and their use in education; and another classroom step
with a workshop to demonstrate the techniques of Visual Thinking. After
concluding as two stages of the course, we proceeded to analyze the
participation and information of the research subjects, observing that both
demonstrated positive results regarding the use of visual representations
aligned to the text, in order to collaborate with the teaching-learning process. .
In addition, a didactic guide was developed in a collaborative way with the
course participants on pertinent subjects in the course. In addition, this research
gave rise to a discussion that can contribute significantly to the area of
Education at its various levels of education.
Keywords: Educational Design. Visual representations. Visual Thinking. | pt_BR |
dc.format.extent | 161 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Science - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Semiotics | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Imagens na educação | pt_BR |
dc.subject | Images in Education | pt_BR |
dc.title | As representação visuais como potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/0515094675549855 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8335710912224751 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Passos, Marize Lyra Silva | |
dc.contributor.member | Souza, Edson Rufino de | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4004424177280845 | pt_BR |
ifes.member.orcid | http://orcid.org/0000-0001-7047-5018 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2044-1543 | pt_BR |
Redes Sociais