Formação de professores para aula de resolução de problemas a partir de um Lesson Study : contribuições, constrangimentos e desafios
dissertacao_mestrado
RESUMO: A utilização da Resolução de Problemas é prevista em vários documentos orientadores da educação básica no Brasil e em outros países do mundo. Seja pelo docente se sentir inseguro com a imprevisibilidade inerente a aulas baseadas na resolução e pelos possíveis questionamentos dos alunos, ou mesmo pela ausência ou insuficiência de planejamentos eficazes, a Resolução de Problemas ainda é pouco utilizada pelos professores no Brasil. Diante disso, nesta pesquisa propõe-se formar futuros professores de matemática em resolução de problemas por meio do Lesson Study, contribuindo com o planejamento e execução de aulas que potencializem a aprendizagem em um problema verbal de matemática e, nesse contexto, contribuindo para minimizar os impactos da imprevisibilidade inerente à gestão de aulas baseadas na resolução de problemas. O trabalho contará para o aporte teórico e/ou metodológico de Ball, Thames e Phelps, Ponte, Hill et al. e Shulman para apoiarem a formação dos professores de matemática; Pólya, Souza e Guimarães, Abrantes e Schoenfeld para a Resolução de Problemas; Fujii, Takahashi, Baldin, Souza, Wrobel e Gaigher para o Lesson Study. A pesquisa qualitativa foi realizada com sete alunos de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira. Temos o objetivo de identificar avanços, obstáculos e constrangimentos que esses futuros professores de matemática apresentam em planejamento prévio e, fundamentados no Lesson Study, planejamento posterior, seguido de execução de aula e momento de reflexão. Observamos que a referida experiência beneficiou os alunos-professores envolvidos, possibilitando uma participação ativa em sua formação. Do primeiro para o segundo planejamento houve um aumento de itens que indicam um planejamento de aula de qualidade, elaborado para diminuir imprevisibilidades durante sua aplicação. A principal contribuição do planejamento colaborativo foi a segurança provida ao Professor-condutor, uma vez que estava preparado para a aula e não foi surpreendido com os questionamentos dos alunos, estando apto para auxiliá-los. Como desafios e constrangimentos destacamos que as estratégias de resolução presentes no planejamento não foram suficientes para auxiliar todos os alunos durante a resolução do problema. É um desafio para o Professor-condutor, enquanto licenciando, aprender a relacionar a matemática específica com uma familiaridade dos alunos e seus pensamentos matemáticos. Como produto educacional desenvolvemos quatro vídeos em animação, que mostram de forma lúdica e instrutiva os momentos da nossa pesquisa: a escolha do problema, os planejamentos, execução e reflexão, a fim de contribuir com a formação da comunidade de educadores matemáticos. Palavras-chave: Formação de Professores. Resolução de Problemas. Lesson Study, Matemática. Ensino Básico.
ABSTRACT: The Method of Problems Resolution is used by many documents that guide basic education in Brazil and worldwide. Therefore, maybe because the teacher feel unsecure about the unpredict aspects of classes that needed solving problems and questioning of the students, and the absence or insufficient of working plans, The Problems Resolution is not yet well used by teachers in Brazil. Meanwhile, this research proposed to form future mathematics teachers in resolution of problems by Lesson Study, adding to planning and execution of classes that potentialize learnship in a verbal problem of mathematics and therefore, contribute to minimalize the impacts of uncertainty that is part of managing classes that are based in Problems Resolution. The research will have the approach theoretical and methodological of Ball, Thames and Phelps, Ponte, Hill and Shulman for support and formation of the mathematics teachers; Pólya, Souza e Guimarães, Abrantes e Schoenfeld for Problems Resolution; Fujii, Takahashi, Baldin, Souza, Wrobel e Gaigher for Lesson Study. The qualitative research will be realized with seven Mathematics Bachelor degree students of a Public Brazilian university. The target is identify the progress, challenges and embarrassment that this future mathematics teachers face in previous planning and extract from Lesson Study, afterwards planning, following the class execution and reflection moment. We observe that this experience were well received by students and teachers involved, giving the chance of active participation in the formation of the students. From the first to the second part of planning, was notice the increase of items of quality of the class, with the goal to decrease the uncertainty during the application. The main contribution of collaborative planning is the safety provide by the main teacher, that was prepared for the class and was not surprised with suddenly question of the students being able to help. Challengers and embarrassments, the strategies of resolutions in the planning was not enough to help the students during the resolution of the problems. It’s a big challenge for the main-teacher, during license, learn to relate specific mathematics with familiarities thoughts and mathematics thoughts. Therefore, as educational products, was develop four animated videos that show in a instructive and humorous way, the steps of the research: the problems choice, the planning, execution and reflation to contribute with the formation of the community of math’s educators. Keywords: Teachers formation. Problems Resolutions. Lesson Study. Mathematics. High School.
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