Show simple item record

Ensino de ciências e relações étnico-raciais : uma proposta de formação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental

dc.contributor.advisorOliveira, Eduardo Augusto Moscon
dc.contributor.authorPolez, Franciele Teixeira da Silva
dc.date.accessioned2021-12-21T20:46:10Z
dc.date.available2021-12-21T20:46:10Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationPOLEZ, Franciele Teixeira da Silva. Ensino de ciências e relações étnico-raciais: uma proposta de formação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1449
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa investiga o processo de construção, desenvolvimento e avaliação de uma formação continuada para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujos diálogos vinculam Educação em Ciências à temática étnico-racial. A pesquisa participante, com enfoque qualitativo, desenvolveu estudos sobre ciência e racismo, o papel da escola e a importância da Educação para as Relações Étnico- Raciais no ensino de Ciências no Ensino Fundamental I. Para isso, utilizamos os pressupostos teóricos de Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Elisa Larkin Nascimento, Lilia Schwarcz, Douglas Verrangia, Nadir Delizoicov e outros estudiosos. A prática formativa, fundamentada no método dialógico de Paulo Freire, foi desenvolvida com 21 professores de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da Serra (ES). Com base na concepção freiriana, buscamos ouvir os participantes para atender suas necessidades formativas, promover uma reflexão sobre a práxis e possibilitar uma transformação social. Os dados produzidos pela investigação foram interpretados segundo a proposta dialética de Mynaio (2016), que considera os resultados alcançados uma aproximação da realidade. Dessa forma, consideramos que a pesquisa abriu caminhos para uma ampla reflexão sobre a relevância do Ensino de Ciências nos anos iniciais, sobretudo para a abordagem das questões étnicoraciais. No entanto, ainda temos muito a avançar, tendo em vista as lacunas da formação inicial dos professores desta etapa de ensino, bem como de literaturas especializadas neste campo de pesquisa. Como produto educacional deste trabalho, elaboramos um E-book a partir das vivências da formação e demandas identificadas no processo, voltado àqueles que pretendem desenvolver uma ação educativa com objetivos semelhantes. Palavras-chave: Formação continuada de professores. Ensino de Ciências. Étnico- Racial. Ensino Fundamental. Anos Iniciais.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research investigates the process of construction, development, and evaluation of continuing education for teachers who work in the early years of elementary school, whose dialogues link Education in Science to ethnic racial themes. Participatory research, with a qualitative focus, developed studies on science and racism, the role of the school and the importance of Education for Ethnic-Racial Relations in the teaching of Science in Elementary School I. For this, we used the theoretical assumptions of Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Elisa Larkin Nascimento, Lilia Schwarcz, Douglas Verrangia, Nadir Delizoicov and other scholars. The training practice, based on Paulo Freire's dialogical method, was developed with 21 teachers from a Municipal Elementary School in Serra (ES). Based on the Freirian conception, we seek to listen to participants to meet their training needs, promote reflection on praxis and enable social transformation. The data produced by the investigation were interpreted according to the dialectical proposal of Mynaio (2016), which considers the results achieved an approximation of reality. Thus, we consider that the research opened the way for a broad reflection on the relevance of Science Education in the early years, especially for addressing ethnic-racial issues. However, we still have a long way to go, in view of the gaps in the initial training of teachers at this stage of teaching, as well as specialized literature in this field of research. As an educational product of this work, we prepared an E-book based on the experiences of training and demands identified in the process, aimed at those who intend to develop an educational action with similar objectives. Keywords: Continuing teacher education. Science teaching. Ethnic-Racial. Elementary School. Early Years.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.format.extent120 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiências – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience - study and teachingpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectRelationships relationspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleEnsino de ciências e relações étnico-raciais : uma proposta de formação para professores dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coSgarbi, Antonio Donizetti
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7679633173083117pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaPRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3246701331584528pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/9637068474044846pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberCaprini, Aldieris Braz Amorim
dc.contributor.memberForde, Gustavo Henrique Araújo
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7365705316481729pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0431-4691pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9435-8967pt_BR
ifes.advisorco.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2955-3939pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record