dc.contributor.advisor | Oliveira, Eduardo Augusto Moscon | |
dc.contributor.author | Polez, Franciele Teixeira da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T20:46:10Z | |
dc.date.available | 2021-12-21T20:46:10Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | POLEZ, Franciele Teixeira da Silva. Ensino de ciências e relações étnico-raciais: uma proposta de formação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1449 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Esta pesquisa investiga o processo de construção, desenvolvimento e avaliação de
uma formação continuada para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, cujos diálogos vinculam Educação em Ciências à temática étnico-racial.
A pesquisa participante, com enfoque qualitativo, desenvolveu estudos sobre ciência
e racismo, o papel da escola e a importância da Educação para as Relações Étnico-
Raciais no ensino de Ciências no Ensino Fundamental I. Para isso, utilizamos os
pressupostos teóricos de Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Elisa Larkin
Nascimento, Lilia Schwarcz, Douglas Verrangia, Nadir Delizoicov e outros estudiosos.
A prática formativa, fundamentada no método dialógico de Paulo Freire, foi
desenvolvida com 21 professores de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental
da Serra (ES). Com base na concepção freiriana, buscamos ouvir os participantes
para atender suas necessidades formativas, promover uma reflexão sobre a práxis e
possibilitar uma transformação social. Os dados produzidos pela investigação foram
interpretados segundo a proposta dialética de Mynaio (2016), que considera os
resultados alcançados uma aproximação da realidade. Dessa forma, consideramos
que a pesquisa abriu caminhos para uma ampla reflexão sobre a relevância do Ensino
de Ciências nos anos iniciais, sobretudo para a abordagem das questões étnicoraciais.
No entanto, ainda temos muito a avançar, tendo em vista as lacunas da
formação inicial dos professores desta etapa de ensino, bem como de literaturas
especializadas neste campo de pesquisa. Como produto educacional deste trabalho,
elaboramos um E-book a partir das vivências da formação e demandas identificadas
no processo, voltado àqueles que pretendem desenvolver uma ação educativa com
objetivos semelhantes.
Palavras-chave: Formação continuada de professores. Ensino de Ciências. Étnico-
Racial. Ensino Fundamental. Anos Iniciais. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
This research investigates the process of construction, development, and evaluation
of continuing education for teachers who work in the early years of elementary school,
whose dialogues link Education in Science to ethnic racial themes. Participatory
research, with a qualitative focus, developed studies on science and racism, the role
of the school and the importance of Education for Ethnic-Racial Relations in the
teaching of Science in Elementary School I. For this, we used the theoretical
assumptions of Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Elisa Larkin Nascimento,
Lilia Schwarcz, Douglas Verrangia, Nadir Delizoicov and other scholars. The training
practice, based on Paulo Freire's dialogical method, was developed with 21 teachers
from a Municipal Elementary School in Serra (ES). Based on the Freirian conception,
we seek to listen to participants to meet their training needs, promote reflection on
praxis and enable social transformation. The data produced by the investigation were
interpreted according to the dialectical proposal of Mynaio (2016), which considers the
results achieved an approximation of reality. Thus, we consider that the research
opened the way for a broad reflection on the relevance of Science Education in the
early years, especially for addressing ethnic-racial issues. However, we still have a
long way to go, in view of the gaps in the initial training of teachers at this stage of
teaching, as well as specialized literature in this field of research. As an educational
product of this work, we prepared an E-book based on the experiences of training and
demands identified in the process, aimed at those who intend to develop an
educational action with similar objectives.
Keywords: Continuing teacher education. Science teaching. Ethnic-Racial.
Elementary School. Early Years. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 120 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Science - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Relationships relations | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências e relações étnico-raciais : uma proposta de formação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7679633173083117 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3246701331584528 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/9637068474044846 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Caprini, Aldieris Braz Amorim | |
dc.contributor.member | Forde, Gustavo Henrique Araújo | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/7365705316481729 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0431-4691 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9435-8967 | pt_BR |
ifes.advisorco.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2955-3939 | pt_BR |
Redes Sociais