Ensino de ciências e relações étnico-raciais : uma proposta de formação para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa investiga o processo de construção, desenvolvimento e avaliação de uma formação continuada para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujos diálogos vinculam Educação em Ciências à temática étnico-racial. A pesquisa participante, com enfoque qualitativo, desenvolveu estudos sobre ciência e racismo, o papel da escola e a importância da Educação para as Relações Étnico- Raciais no ensino de Ciências no Ensino Fundamental I. Para isso, utilizamos os pressupostos teóricos de Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Elisa Larkin Nascimento, Lilia Schwarcz, Douglas Verrangia, Nadir Delizoicov e outros estudiosos. A prática formativa, fundamentada no método dialógico de Paulo Freire, foi desenvolvida com 21 professores de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da Serra (ES). Com base na concepção freiriana, buscamos ouvir os participantes para atender suas necessidades formativas, promover uma reflexão sobre a práxis e possibilitar uma transformação social. Os dados produzidos pela investigação foram interpretados segundo a proposta dialética de Mynaio (2016), que considera os resultados alcançados uma aproximação da realidade. Dessa forma, consideramos que a pesquisa abriu caminhos para uma ampla reflexão sobre a relevância do Ensino de Ciências nos anos iniciais, sobretudo para a abordagem das questões étnicoraciais. No entanto, ainda temos muito a avançar, tendo em vista as lacunas da formação inicial dos professores desta etapa de ensino, bem como de literaturas especializadas neste campo de pesquisa. Como produto educacional deste trabalho, elaboramos um E-book a partir das vivências da formação e demandas identificadas no processo, voltado àqueles que pretendem desenvolver uma ação educativa com objetivos semelhantes. Palavras-chave: Formação continuada de professores. Ensino de Ciências. Étnico- Racial. Ensino Fundamental. Anos Iniciais.
ABSTRACT: This research investigates the process of construction, development, and evaluation of continuing education for teachers who work in the early years of elementary school, whose dialogues link Education in Science to ethnic racial themes. Participatory research, with a qualitative focus, developed studies on science and racism, the role of the school and the importance of Education for Ethnic-Racial Relations in the teaching of Science in Elementary School I. For this, we used the theoretical assumptions of Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Elisa Larkin Nascimento, Lilia Schwarcz, Douglas Verrangia, Nadir Delizoicov and other scholars. The training practice, based on Paulo Freire's dialogical method, was developed with 21 teachers from a Municipal Elementary School in Serra (ES). Based on the Freirian conception, we seek to listen to participants to meet their training needs, promote reflection on praxis and enable social transformation. The data produced by the investigation were interpreted according to the dialectical proposal of Mynaio (2016), which considers the results achieved an approximation of reality. Thus, we consider that the research opened the way for a broad reflection on the relevance of Science Education in the early years, especially for addressing ethnic-racial issues. However, we still have a long way to go, in view of the gaps in the initial training of teachers at this stage of teaching, as well as specialized literature in this field of research. As an educational product of this work, we prepared an E-book based on the experiences of training and demands identified in the process, aimed at those who intend to develop an educational action with similar objectives. Keywords: Continuing teacher education. Science teaching. Ethnic-Racial. Elementary School. Early Years.
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