Alfabetização científica por meio de um projeto de classificação biológica com uso de fotografia
dissertacao_mestrado
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi o de investigar o potencial de um projeto escolar para o desenvolvimento da habilidade de observação, em dimensões científica e estética, na apreensão de um conteúdo biológico através do ensino por investigação e das fotografias dos sujeitos envolvidos, visando atingir etapas de alfabetização científica. A intervenção pedagógica foi desenvolvida em uma escola da cidade de Cariacica no Estado do Espírito Santo, Brasil, durante o primeiro semestre de 2019. O projeto escolar denominado “BioMon GO!” consistiu em 13 encontros, envolvendo 30 estudantes do ensino médio, com idades entre 16 a 18 anos. A intervenção foi organizada em 5 etapas, a saber: 1) estudo prévio sobre a temática do projeto e observação crítica dos seres vivos pelos estudantes; 2) construção de um banco fotográfico com exemplares de variados reinos; 3) construção de mapas mentais sobre aspectos dos seres fotografados; 4) escolha das fotos da exposição e 5) realização de uma exposição fotográfica dos registros dos estudantes. Tratou-se de uma investigação qualitativa sobre a intervenção pedagógica realizada além da sala de aula, com dados produzidos a partir de observações, rodas de conversas, relatos escritos e fotografias obtidas durante o processo pedagógico. Os dados coletados foram categorizados e analisados com base no método de triangulação de Augusto Triviños e a análise de conteúdo foi realizada à luz de Laurence Bardin. Os aspectos teórico-metodológicos foram analisados com base no Ensino por Investigação de Anna Carvalho e da Alfabetização Científica de Anna Carvalho e Lúcia Sasseron. A culminância foi a montagem de uma exposição fotográfica pelos estudantes. Como resultado do estudo, foi elaborado um produto educacional do tipo guia didático de ciências com o objetivo de orientar docentes das ciências da natureza no desenvolvimento de projetos semelhantes em instituições da educação básica. Palavras-chave: ensino de ciências naturais, fotografia, reinos dos seres vivos, ensino por investigação, alfabetização científica.
ABSTRACT: The objective of this work was to investigate a school project potential for the improvement of observation skills, on esthetic and scientifical dimensions, on the understandable of a biological theme by means of inquiry-based teaching and the photographs of involved students, to achieve scientific literacy steps. The school intervention developed at a school in the city of Vila Velha, Espírito Santo state, Brazil, during the first semester of 2019. The school project called "BioMon GO!" consisted in 13 meetings, involving 30 high school students, aged between 16 and 18 years. The intervention was organized in 5 stages, as follows: 1) previous studies by the project theme and critic observation of living beings by students; 2) construction of a photographic bank with copies of several kingdoms; 3) construction of mental maps about aspects of the photographed beings; 4) exhibited photos choose and 5) a photographic exhibition of the student chosen photos. It is a qualitative investigation about the pedagogical intervention made beyond the classroom, whose data made from observations, conversation wheels, written reports and photographs obtained during the pedagogical process. The collected data were analyzed and categorized based on the triangulation method of Augusto Trivinos and the content analysis performed in the light of Laurence Bardin. The theoretical and methodological aspects of the intervention were analyzed on the Inquire-based teaching of Anna Carvalho and by Scientific Literacy of Anna Carvalho and Lúcia Sasseron. The project culminated in a photographic exhibition made by students. As study’s result, a science didactic guide-type educational product was made, in order to guide teachers of natural sciences in the development of similar projects in institutions of basic education. Keywords: Teaching of natural sciences. Photography. Living things kingdoms. Inquiry-based teaching. Scientific literacy.
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