dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Lidiane Leite | |
dc.contributor.author | Covre, Ediane Santos Paganini | |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T20:45:21Z | |
dc.date.available | 2021-12-21T20:45:21Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | COVRE, Ediane Santos Paganini. O uso da cartografia colaborativa com jovens do território do bem: uma sequência didática para o ensino de geografia. 2019. 34 f. Monografia (Especialização em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1447 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
As tecnologias digitais e suas inovações estão presentes cada vez mais em diversas áreas do
nosso cotidiano. A cartografia é uma delas, uma ciência geográfica responsável pela
representação gráfica da superfície terrestre, possibilitando ao homem a compreensão do
mundo a que pertence para que nele possa se locomover e representá-lo. As cartografias social
e colaborativa são instrumentos que podem ser usados como estratégia didática em sala de aula
ou em ambientes de aprendizagem fora da sala para trabalhar conteúdos curriculares, como
exemplo os conceitos de espaço, lugar e território, discutidos a partir da experiência cartográfica
proposta nesta pesquisa. Assim, como as geotecnologias poderiam possibilitar a criação de
estratégias didáticas para o exercício de um novo olhar sob este território? Com o objetivo de
pesquisa a partir da proposta metodológica do projeto Mapa do Bem, adaptamos sua
metodologia para o uso didático em sala de aula, por meio de uma Sequência Didática cujo
tema é “Que Bairro é Esse?”. O objetivo foi cartografar colaborativamente pontos
gastronômicos e culturais de uma área utilizando a ferramenta do Google Maps, a fim de se
discutir os conceitos geográficos de espaço, lugar e território. Pretendendo, também, estimular
o reconhecimento da linguagem cartográfica para interpretar e representar as informações, bem
como analisar o processo de ressignificação do território e de problematização dos estigmas por
meio da experiência cartográfica e da discussão dos conceitos propostos. A pesquisa foi
realizada com os jovens moradores da região do Território do Bem que cursam o Ensino
Fundamental II e que participam do Projeto ProJovem Vitória. O “Mapeamento ProJovem
Vitória” é o mapa resultante do levantamento de oito pontos cartografados com os jovens do
ProJovem Vitória.
Palavras-chave: Mapa do Bem. Cartografia social e colaborativa. Geotecnologia. Ensino de
Geografia. Educação | pt_BR |
dc.format.extent | 34 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geography - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.subject | Geotecnologias | pt_BR |
dc.subject | Geotechnologies | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educational technologies | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.title | O uso da cartografia colaborativa com jovens do território do bem : uma sequência didática para o ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1426107649794879 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3118461418563683 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Tecnologias educacionais | |
dc.contributor.member | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.contributor.member | Almeida, Esther Ortlieb Faria de | |
ifes.member.lattes | https://orcid.org/0000-0003-2955-3939 | pt_BR |
ifes.member.orcid | http://lattes.cnpq.br/9637068474044846 | pt_BR |
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