O uso da cartografia colaborativa com jovens do território do bem : uma sequência didática para o ensino de geografia
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: As tecnologias digitais e suas inovações estão presentes cada vez mais em diversas áreas do nosso cotidiano. A cartografia é uma delas, uma ciência geográfica responsável pela representação gráfica da superfície terrestre, possibilitando ao homem a compreensão do mundo a que pertence para que nele possa se locomover e representá-lo. As cartografias social e colaborativa são instrumentos que podem ser usados como estratégia didática em sala de aula ou em ambientes de aprendizagem fora da sala para trabalhar conteúdos curriculares, como exemplo os conceitos de espaço, lugar e território, discutidos a partir da experiência cartográfica proposta nesta pesquisa. Assim, como as geotecnologias poderiam possibilitar a criação de estratégias didáticas para o exercício de um novo olhar sob este território? Com o objetivo de pesquisa a partir da proposta metodológica do projeto Mapa do Bem, adaptamos sua metodologia para o uso didático em sala de aula, por meio de uma Sequência Didática cujo tema é “Que Bairro é Esse?”. O objetivo foi cartografar colaborativamente pontos gastronômicos e culturais de uma área utilizando a ferramenta do Google Maps, a fim de se discutir os conceitos geográficos de espaço, lugar e território. Pretendendo, também, estimular o reconhecimento da linguagem cartográfica para interpretar e representar as informações, bem como analisar o processo de ressignificação do território e de problematização dos estigmas por meio da experiência cartográfica e da discussão dos conceitos propostos. A pesquisa foi realizada com os jovens moradores da região do Território do Bem que cursam o Ensino Fundamental II e que participam do Projeto ProJovem Vitória. O “Mapeamento ProJovem Vitória” é o mapa resultante do levantamento de oito pontos cartografados com os jovens do ProJovem Vitória. Palavras-chave: Mapa do Bem. Cartografia social e colaborativa. Geotecnologia. Ensino de Geografia. Educação
Redes Sociais