dc.contributor.advisor | Thiego, Edmar Reis | |
dc.contributor.author | Portela, Alinny Rodrigues Emerich | |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T20:43:36Z | |
dc.date.available | 2021-12-21T20:43:36Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | PORTELA, Alinny Rodrigues Emerich. De que cor? Preta, da cor da pele: (re)construção da identidade étnico racial da criança com a literatura infantil. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1444 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Este trabalho discute a influência da literatura infantil no processo de (re)construção da identidade étnico-racial da criança negra. Objetiva-se, nesta pesquisa, responder à seguinte pergunta: como a literatura infantil pode contribuir para a (re)construção da identidade étnico-racial na infância? Entre os referenciais teóricos, para compreender a história social da criança e da infância, destacam-se Philippe Ariés, que se refere à infância como uma invenção da modernidade e fruto de um processo histórico. Discute-se o potencial da literatura infantil na formação identitária das crianças com aporte de Maria Aparecida Silva Bento e Edith Piza, que direcionam as análises para a construção da identidade e comunicação, sugerindo tendências para um desenvolvimento amplo e significativo do caráter da criança. Baseado em Guacira Louro, o trabalho defende que o espaço escolar é influenciador em relação aos processos de construção de identidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inspirada no método da pesquisa-ação, fundamentada em Michel Thiollent e René Barbier. Na aplicação, buscou-se atuar de forma efetiva e, assim, estimular possíveis mudanças a respeito da temática da equidade racial no espaço pesquisado. Após a produção de dados, ficou evidente como a literatura influenciou a mudança de postura das crianças ao se autorretratarem pela segunda vez, o que mostrou como é importante que o cotidiano escolar oferte referências positivas sobre a cultura e estética africana. O produto educacional desta pesquisa é um livro composto pelas experiências da pesquisadora no transcurso deste estudo, que visa a contribuir para a prática pedagógica de educadores que desejam trabalhar essa temática em seu cotidiano escolar.
Palavras-chave: Criança. Identidade. Branquitude. Relações étnico-raciais. Literatura infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
This paper aims to discuss the influence of children's literature on the process of (re) construction of the ethnic-racial identity of black children. The objective of this research is to answer the following question: how can children's literature contribute to the (re) construction of ethnic-racial identity in childhood? In the theoretical frameworks, to understand the social history of children and childhood, Philippe Ariés stands out, who refers to childhood as an invention of modernity and the result of a historical process. It discusses the potential of children's literature in the identity formation of children with input from Maria Aparecida Silva Bento and Edith Piza, who directed the discussions towards the construction of identity and communication, suggesting expectations for a broader and significant development of the child's character. It also explains, based on Guacira Louro, that the school space is a relevant and influential one in relation to the processes of identity construction. This is a qualitative research based on Michel Thiollent and René Barbier. In the practical part, we sought to act effectively and, thus, to stimulate possible changes regarding the theme of racial equity in the researched space. After the data production, it became evident how the literature influenced the change in children's posture when they self-portrayed themselves for the second time, which showed how essential it is that the school routine offers positive references about African culture and aesthetics. The educational product of this research is a book composed by the experiences of the researcher in the study process, which aims to contribute to the pedagogical practice of educators who wish to work on this theme in their school routine.
Keywords: Child. Identity. Whiteness. Ethnic-racial relations. Children's literature. | pt_BR |
dc.format.extent | 112 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Science - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Identidade étnico racial | pt_BR |
dc.subject | Racial/ethnic identity | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.title | De que cor? Preta, da cor da pele : (re)construção da identidade étnico racial da criança com a literatura infantil | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.author.lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/8352742902723774 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3711344395240543 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.member | Forde, Gustavo Henrique Araújo | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1422316224223725 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4423-4939 | pt_BR |
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