Formação de professores para o uso de jogos no ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação continuada para professores do Ensino Básico em relação ao ensino de alunos com deficiência intelectual por meio da utilização de jogos pedagógicos. A formação continuada de professores realizada neste estudo possibilitou-nos investigar as práticas docentes no que se referem ao ensino de Ciências para alunos com deficiência, tendo como referência a abordagem histórico-cultural, sobretudo os estudos de Lev Seminovic Vigotski (1896-1934), bem como auxiliou na reflexão sobre a utilização de jogos pedagógicos para a inclusão escolar. O curso de formação continuada, na modalidade a distância, constitui-se por componentes curriculares que abordaram a deficiência intelectual, os jogos como recursos pedagógicos mediadores e o ensino de Ciências. O estudo realizado foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa participante, que se caracteriza pelo engajamento de todos os participantes, tanto pesquisador quanto pesquisado, ambos envolvidos no processo. O curso foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, gerenciado pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo e teve como público-alvo docentes que atuavam de forma efetiva no Ensino Fundamental na região da Grande Vitória-ES. Foram ofertadas 40 vagas, para as quais se inscreveram professores das mais diversas áreas de atuação e formação. A análise de dados foi realizada à luz de técnica de Bardin a Análise de Conteúdo, e instrumentos metodológicos foram utilizados, questionários, atividades e registros das interações realizadas pelos cursistas. Por meio do curso instituímos discussões sobre a importância de práticas educativas diversificadas e lúdicas, como forma de promover equidade e inclusão. Após as análises dos dados produzidos, constatou-se ser possível vincular ensino de ciências, ludicidade e inclusão nos cursos de formação continuada, pois podem oferecer aos educadores conhecimentos, além de sugestões e estratégias para que enriqueçam suas práticas. Como produto educacional elaborou-se um guia didático contendo as práticas realizadas e as experiências realizadas durante o curso de extensão, assim como propostas e sugestões de uso de jogos como recursos pedagógicos para o ensino de Ciências para todos os alunos, em especial como proposta de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Jogos. Deficiência Intelectual.
ABSTRACT: This research aimed to investigate the continuing education process for Basic Education teachers in relation to the teaching of students with intellectual disabilities through the use of pedagogical games. The continuing education of teachers carried out in this study allowed us to investigate the teaching practices regarding the teaching of Science to students with disabilities, having as a reference the historicalcultural approach, especially the studies of Lev Seminovic Vigotski (1896-1934), as well as helped in the reflection on the use of educational games for school inclusion. The distance continuing education course consists of curricular components that address intellectual disability, games as mediating pedagogical resources and science teaching. The study carried out was of a qualitative nature, of the participant research type, which is characterized by the engagement of all participants, both researcher and researched, both involved in the process. The course was held at the Reference Center for Training and Distance Education (Cefor), of the Federal Institute of Espírito Santo, with the target audience of teachers who worked effectively in Elementary School in the Greater Vitória-ES region. Forty vacancies were offered, in which teachers from the most diverse areas of activity and training enrolled. Data analysis was carried out in the light of Bardin and for that, questionnaires, activities and records of interactions carried out by the course participants were used. Through the course, we instituted discussions about the importance of diversified and playful educational practices, as a way to promote equity and inclusion. It was found to be possible to link science teaching, playfulness and inclusion in continuing education courses, as they can, in their planning, offer educators knowledge, as well as suggestions and strategies to enrich their practices. As an educational product, a didactic guide was prepared containing the practices carried out and the experiences carried out during the extension course, as well as proposals and suggestions for the use of games as pedagogical resources for the teaching of Science for all students, in particular as a proposal for inclusion of students with intellectual disabilities. Keywords: Teacher training. Science teaching. Games. Deficiency Intellectual.
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