Show simple item record

Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática : uma discussão de conceitos do campo grandezas e medidas com o uso do software Hagáquê

dc.contributor.advisorFreitas, Rony Cláudio de Oliveira
dc.contributor.authorSantos, Euna Sousa Araujo
dc.date.accessioned2021-12-21T20:42:34Z
dc.date.available2021-12-21T20:42:34Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSANTOS, Euna Sousa Araujo. Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática: uma discussão de conceitos do campo grandezas e medidas com o uso do software Hagáquê. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1441
dc.description.abstractRESUMO: A presença das tecnologias digitais tem sido comum em nossa sociedade e a cada dia, demonstram-se potenciadores de aprendizagens nos ambientes escolares, no entanto, embora já estejam bem incorporadas ao cotidiano de crianças, jovens e adultos, ainda são pouco utilizadas em sala de aula. Observamos em nossos estudos que muito disso se deve a poucas horas de discussões que professores vivenciam em suas formações iniciais e continuadas sobre o uso dessas tecnologias digitais na prática pedagógica. Pensando por esse viés e com o intuito de colaborar para a disseminação de práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais, a pesquisa propôs uma formação com professores que ensinam matemática, abordando tópicos relacionados ao campo conceitual Grandezas e Medidas, com o objetivo de analisar a ressignificação de conhecimentos com o uso do software HagáQuê. A metodologia utilizada na pesquisa apresenta características de uma abordagem qualitativa e descritiva no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades durante o processo de produção. A análise de dados ocorreu em uma perspectiva interpretativa e indutiva, lançando mão do referencial teórico adotado para leitura do contexto pedagógico. Para seu desenvolvimento utilizamos contribuições teóricas relacionadas à formação continuada com professores de matemática em um ambiente coletivo via interação entre sujeitos com bases nos conhecimentos para o ensino, campo conceitual Grandezas e Medidas e as discussões do uso de tecnologias digitais no ensino de matemática em uma perspectiva que nos aproximava de algumas das dimensões que constituem a abordagem construcionista. Como resultado da pesquisa apresentamos ressignificações de conhecimentos pertinentes ao campo conceitual Grandezas e Medidas com o uso das tecnologias digitais na formação docente e na prática pedagógica. E, como produto educacional, caracterizamos em um guia didático o planejamento e as experiências advindas do curso de formação continuada com algumas orientações e sugestões quanto ao ensino de Grandezas e Medidas com o uso de tecnologia digitais, que poderá servir para formadores de professores ou professores em formação. Palavras-chave: Formação Continuada. Tecnologias Digitais. Grandezas e Medidas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The presence of digital technologies has been common in our society and every day, learning enhancers are shown in school environments, however, although they are already well incorporated into the daily lives of children, young people and adults, they are still little used in the classroom. class. We observed in our studies that much of this is due to the few hours of discussions that teachers experience in their initial and continuing training on the use of these digital technologies in pedagogical practice. Thinking about this bias and in order to collaborate for the dissemination of pedagogical practices with the use of digital technologies, the research proposed a training with teachers who teach mathematics, addressing topics related to the conceptual field Greatness and Measures, in order to analyze the reframing knowledge using the HagáQuê software. The methodology used in the research presents characteristics of a qualitative and descriptive approach with regard to the development of activities during the production process. Data analysis took place in an interpretive and inductive perspective, using the theoretical framework adopted to read the pedagogical context. For its development we use theoretical contributions related to continuing education with mathematics teachers in a collective environment via interaction between subjects based on knowledge for teaching, conceptual field Quantities and Measures and the discussions on the use of digital technologies in mathematics teaching in a perspective that brought us closer to some of the dimensions that make up the constructionist approach. As a result of the research, we present new meanings of knowledge pertinent to the conceptual field Greatness and Measures with the use of digital technologies in teacher training and pedagogical practice. As an educational product, we characterize in a didactic guide the planning and experiences from the continuing education course with some guidelines and suggestions regarding the teaching of Quantities and Measures with the use of digital technology, which can be used for teacher educators or teachers training. Keywords: Continuing Education. Digital Technologies. Quantities and Measures.pt_BR
dc.format.extent116 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectMatemática - grandezas e medidaspt_BR
dc.subjectMathematics - quantities and measurements.pt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectInformatics in Educationpt_BR
dc.titleUma proposta de formação com professores que ensinam matemática : uma discussão de conceitos do campo grandezas e medidas com o uso do software Hagáquêpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4512873520356098pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2728424334883888pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberPaiva, Maria Auxiliadora Vilela
dc.contributor.memberMotta, Marcelo Souza
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2158519313210506pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2713-1345pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9044-3109pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record