dc.contributor.advisor | Rosetti, Hélio Junior | |
dc.contributor.author | Rocha, Eliane Denes | |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T20:42:08Z | |
dc.date.available | 2021-12-21T20:42:08Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Eliane Denes. Educação financeira para alunos do ensino médio: abordagem investigativa sobre aprendizado em aulas de matemática. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1440 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições para a Matemática
Financeira que podem ser extraídas a partir da aplicação e discussão de atividades
investigativas de Educação Financeira em aulas de Matemática no Ensino Médio, com
base em atividades construídas da perspectiva da Educação Matemática Crítica. A
recém aprovada Base Nacional Curricular Comum (BNCC) contempla, tanto no
Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, propostas que lançam a Educação
Financeira em uma condição de discussão nessas duas etapas da Educação Básica.
Aproveitando essa liberdade de escolher a metodologia a ser empregada,
trabalhamos com os alunos do segundo ano do curso Técnico Integrado em
Administração do Ifes campus Linhares, questões ligadas, principalmente, ao uso do
dinheiro de forma consciente e com controle. A abordagem investigativa foi
desenvolvida por meio da aplicação em ambiente online para fazer questionário,
atividades contextualizadas trazendo exemplos do dia a dia dos alunos para
desenvolver temas ligados à Educação Financeira. Como referencial teórico,
dialogamos com D’Ambrosio e Skovsmose (2014) no campo da educação matemática
crítica, visto que ela pode acontecer dos modos mais variados e atender aos mais
diversos propósitos nos campos social, político e econômico. Após realizarmos a
análise deste questionário desenvolvemos atividades investigativas com situações de
uso do cartão de crédito, para controle do orçamento com a ferramenta fluxo de caixa,
utilizando planilha e consumo consciente. Aplicamos atividades utilizando situações
as quais os participantes correlacionaram à realidade. No processo de investigação
de aprendizagem, percebemos que este conteúdo promoveu avanços no aprendizado
aos alunos, ampliando-lhes os interesses em procurar mais informações sobre
Educação Financeira e como lidar com o dinheiro. Mostraram interesse em aplicar o
fluxo de caixa e a ter controle de suas finanças. Dessa forma, intencionamos contribui r
para que haja cidadãos autônomos e articulados socialmente. Como Produto
Educacional foi construído um guia didático, que pode ser útil a educadores que
desejam formar as novas gerações do Ensino Médio para explorar a interface entre
Educação Matemática Financeira e cidadania.
Palavras-chave: Educação Financeira. Educação Matemática. Matemática Crítica.
Matemática Financeira. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
This research aims to investigate what contributions to Financial Mathematics can be
extracted from the application and discussion of investigative activities in Financial
Education in Mathematics classes in High School, about activities built from the
perspective of Critical Mathematics Education. The recently approved National
Common Curricular Base (BNCC) contemplates both in Elementary and in Secondary
Education, proposals that launch Financial Education in a condition of discussion.
Taking advantage of this freedom of to choose the methodology to be employed, we
worked with students in the second year of the Integrated Technical Course in
Administration in the city of Linhares (ES), issues related mainly to the use of money
consciously and with control. The investigative approach was developed with a
questionnaire, contextualized applied activities bringing examples from students' daily
lives to develop themes related to Financial Education. As a theoretical framework, we
dialogued with D'Ambrosioand and Skovsmose (2014) in the teaching of critical
mathematical education, since it can happen in the most varied ways, and meet the
most diverse purposes in the social, political and economic fields. After carrying out
the analysis of this questionnaire, we developed investigative activities with situations
of credit card use, budget control with the cash flow tool, using a spreadsheet and
conscious consumption. We applied activities using situations that allow participants
to correlate with reality. In the learning investigation process, we realized that this
content was of great learning to students, we developed interests on the part of them
to seek more information about Financial Education and how to deal with money. They
showed interest in applying cash flow and having control over their finances. Thus, we
intend to contribute to having autonomous and socially articulated citizens. The
Educational Product, a didactic guide promoted by this research, which can be useful
for educators who wish to transform new generations of high school with us, to explore
the interface between Financial Mathematical Education and Professional Education.
Keywords: Financial Education. Mathematical Education. Critical Mathematics.
Financial math. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 123 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Financial Education | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.title | Educação financeira para alunos do ensino médio : abordagem investigativa sobre aprendizado em aulas de matemática | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1980036939675198 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0058357680189677 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.member | Lorenzoni, Luciano Lessa | |
dc.contributor.member | Cavalari, Octavio Júnior | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1422316224223725 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/7959495705859101 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4859-7750 | pt_BR |
Redes Sociais