Educação financeira para alunos do ensino médio : abordagem investigativa sobre aprendizado em aulas de matemática
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições para a Matemática Financeira que podem ser extraídas a partir da aplicação e discussão de atividades investigativas de Educação Financeira em aulas de Matemática no Ensino Médio, com base em atividades construídas da perspectiva da Educação Matemática Crítica. A recém aprovada Base Nacional Curricular Comum (BNCC) contempla, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, propostas que lançam a Educação Financeira em uma condição de discussão nessas duas etapas da Educação Básica. Aproveitando essa liberdade de escolher a metodologia a ser empregada, trabalhamos com os alunos do segundo ano do curso Técnico Integrado em Administração do Ifes campus Linhares, questões ligadas, principalmente, ao uso do dinheiro de forma consciente e com controle. A abordagem investigativa foi desenvolvida por meio da aplicação em ambiente online para fazer questionário, atividades contextualizadas trazendo exemplos do dia a dia dos alunos para desenvolver temas ligados à Educação Financeira. Como referencial teórico, dialogamos com D’Ambrosio e Skovsmose (2014) no campo da educação matemática crítica, visto que ela pode acontecer dos modos mais variados e atender aos mais diversos propósitos nos campos social, político e econômico. Após realizarmos a análise deste questionário desenvolvemos atividades investigativas com situações de uso do cartão de crédito, para controle do orçamento com a ferramenta fluxo de caixa, utilizando planilha e consumo consciente. Aplicamos atividades utilizando situações as quais os participantes correlacionaram à realidade. No processo de investigação de aprendizagem, percebemos que este conteúdo promoveu avanços no aprendizado aos alunos, ampliando-lhes os interesses em procurar mais informações sobre Educação Financeira e como lidar com o dinheiro. Mostraram interesse em aplicar o fluxo de caixa e a ter controle de suas finanças. Dessa forma, intencionamos contribui r para que haja cidadãos autônomos e articulados socialmente. Como Produto Educacional foi construído um guia didático, que pode ser útil a educadores que desejam formar as novas gerações do Ensino Médio para explorar a interface entre Educação Matemática Financeira e cidadania. Palavras-chave: Educação Financeira. Educação Matemática. Matemática Crítica. Matemática Financeira.
ABSTRACT: This research aims to investigate what contributions to Financial Mathematics can be extracted from the application and discussion of investigative activities in Financial Education in Mathematics classes in High School, about activities built from the perspective of Critical Mathematics Education. The recently approved National Common Curricular Base (BNCC) contemplates both in Elementary and in Secondary Education, proposals that launch Financial Education in a condition of discussion. Taking advantage of this freedom of to choose the methodology to be employed, we worked with students in the second year of the Integrated Technical Course in Administration in the city of Linhares (ES), issues related mainly to the use of money consciously and with control. The investigative approach was developed with a questionnaire, contextualized applied activities bringing examples from students' daily lives to develop themes related to Financial Education. As a theoretical framework, we dialogued with D'Ambrosioand and Skovsmose (2014) in the teaching of critical mathematical education, since it can happen in the most varied ways, and meet the most diverse purposes in the social, political and economic fields. After carrying out the analysis of this questionnaire, we developed investigative activities with situations of credit card use, budget control with the cash flow tool, using a spreadsheet and conscious consumption. We applied activities using situations that allow participants to correlate with reality. In the learning investigation process, we realized that this content was of great learning to students, we developed interests on the part of them to seek more information about Financial Education and how to deal with money. They showed interest in applying cash flow and having control over their finances. Thus, we intend to contribute to having autonomous and socially articulated citizens. The Educational Product, a didactic guide promoted by this research, which can be useful for educators who wish to transform new generations of high school with us, to explore the interface between Financial Mathematical Education and Professional Education. Keywords: Financial Education. Mathematical Education. Critical Mathematics. Financial math.
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