Aprendizagem matemática de um aluno com baixa visão : uma experiência a partir do uso da Teoria de Galperin
Dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa qualitativa de mestrado destina-se a discutir pontos relevantes na inclusão de um aluno com baixa visão em uma escola regular na disciplina de matemática. O objetivo foi problematizar o ensino-aprendizagem utilizando recursos tecnológicos com um aluno deficiente visual à luz da Teoria de Ações Mentais por Etapas de Galperin. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual situada no município de Vitória/ES referência em inclusão. Com base nas colaborações de Vygotsky e a defectologia, mediação e o caráter social da aprendizagem; Leontiev e a Teoria da Atividade; Galperin e a Teoria das Ações Mentais por Etapas e Papert no trabalho construcionista com a tecnologia; têm seus principais referenciais teóricos e metodológicos. A pesquisa se estrutura em dois momentos. No primeiro momento, o foco foi a investigação e o levantamento de informações do ensinoaprendizagem da matemática com o sujeito da pesquisa. Procurou-se discutir e refletir um pouco a prática em sala de aula e os métodos utilizados pela professora na tentativa de incluir um aluno de baixa visão. No segundo momento, após as observações do cotidiano, interferimos na prática trabalhando o conteúdo de matrizes e determinantes introduzindo o método proposto por Galperin e utilizando a tecnologia como recurso pedagógico, como planilhas, arquivos de texto, apresentações e vídeos. Esses recursos foram utilizados no intuito de incluir o aluno na aula de matemática, discutindo o ensino-aprendizagem e seu aproveitamento após sua utilização. Se a prática atual adotada nas aulas de matemática com alunos com baixa visão não produzem o resultado esperado nas propostas de inclusão da escola, esta pesquisa mostra um possível recurso para incluir esses alunos promovendo sua independência.
ABSTRACT: This qualitative research masters aims to discuss relevant issues in the inclusion of a student with low vision in a regular school in mathematics discipline. The objective was to discuss the teaching and learning using technology resources with a disabled student visual in the focus of mental actions Theory Phased of Galperin. The survey was conducted in a state school located in Vitória / ES reference on inclusion. Based on reporting by Vygotsky and defectology, mediation and the social character of learning; Leontiev and the theory of activity; Galperin and the Theory of Mental Actions for Steps and Papert in constructionist work with technology; They have their main theoretical and methodological frameworks. The research is divided into two parts. At first, the focus was on research and survey of mathematics teaching and learning information with the research subject. He tried to discuss and reflect the practice in the classroom and the methods used by the teacher in an attempt to include a student with low vision. In the second phase, after the observations of everyday life, we interfere in practice working the contents of matrices and determinants introducing the method proposed by Galperin and using technology as an educational resource, such as spreadsheets, text files, presentations and videos. These funds were used in order to include the student in math class, discussing teaching and learning with these resources and their use after use. If the current practice adopted in math classes with students with low vision do not produce the expected result on school inclusion of proposals, this research shows a possible resource to include these students promoting their independence.
Redes Sociais