dc.contributor.advisor | Sondermann, Danielli Veiga Carneiro | |
dc.contributor.author | Merlo, Solange Aparecida Bolsanelo | |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T20:40:31Z | |
dc.date.available | 2021-12-21T20:40:31Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | MERLO, Solange Aparecida Bolsanelo. Ensino híbrido como estratégia para potencializar a alfabetização científica no ensino de ciências da natureza no ensino fundamental II. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1436 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Diante da necessidade de propor novas metodologias de ensino que envolvam e
estimulem os alunos na aprendizagem e refletir sobre as consequências para o
ambiente do alto consumo e do descarte de forma inadequada dos resíduos sólidos –
plásticos, esta pesquisa analisou o desenvolvimento de uma sequência didática
proposta, estruturada e desenvolvida nos Três Momentos Pedagógicos (TMP),
elaborados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009), usando as estratégias de
Ensino Híbrido por meio do modelo de Rotação por Estações para potencializar a
alfabetização científica no ensino de Ciências da Natureza. Para tal, realizou-se uma
pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa participante, numa turma do nono ano
do ensino fundamental, com alunos na faixa etária entre 13 e 15 anos, de uma escola
da Rede Municipal da Serra-ES. A coleta de dados ocorreu ao longo do
desenvolvimento da pesquisa, mediante o diálogo, os relatos, as argumentações, as
observações, as fotografias e as atividades realizadas pelos alunos, cuja análise
seguiu a perspectiva de Bardin (2011). Os aspectos da alfabetização científica e da
perspectiva CTS/CTSA foram analisados seguindo o que é proposto por Sasseron e
Carvalho (2008) e Santos e Auler (2011). Procedeu à análise das características
destacadas para o Ensino Híbrido de acordo com Bacich e Moran (2018) e Bacich,
Tanzi Neto e Trevisani (2015). Os resultados apontam que a metodologia do Ensino
Híbrido no modelo Rotação por Estações aliadas às tecnologias digitais favoreceu a
motivação, a construção colaborativa do conhecimento, a autonomia, o protagonismo
e a aprendizagem ativa. Por se tratar de uma temática de relevância social, as
atividades desenvolvidas na perspectiva CTS/CTSA possibilitaram a formação da
cidadania, o pensamento crítico e o desenvolvimento de valores e atitudes
necessárias à tomada de decisões responsáveis no contexto de vida da comunidade
local, potencializando a alfabetização científica. O produto educacional é um guia
didático com apresentação de práticas pedagógicas na metodologia do Ensino Híbrido
no modelo Rotação por Estações, para promover a aprendizagem ativa na perspectiva
da alfabetização científica.
Palavras-chave: Ensino de ciências da natureza. alfabetização científica. ensino
híbrido. tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
Given the need to propose new teaching methodologies that involve and encourage
students in learning and reflect on the consequences for the environment of high
consumption and the improper disposal of solid waste - plastics, this research analyzed
the development of a proposed didactic sequence , structured and developed in the
Three Pedagogical Moments (TMP), developed by Delizoicov, Angotti and
Pernambuco (2009), using Hybrid Teaching strategies through the Rotation by
Seasons model to enhance scientific literacy in the teaching of Natural Sciences. To
this end, a qualitative research was carried out, in the participant research modality, in
a class of the ninth year of elementary school, with students aged between 13 and 15
years old, from a school in the Municipal Network of Serra-ES. Data collection occurred
throughout the development of the research, through dialogue, reports, arguments,
observations, photographs and activities carried out by students, whose analysis
followed the perspective of Bardin (2011). The aspects of scientific literacy and the
CTS / CTSA perspective were analyzed following what is proposed by Sasseron and
Carvalho (2008) and Santos and Auler (2011). It proceeded to the analysis of the
characteristics highlighted for Hybrid Education according to Bacich and Moran (2018)
and Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015). The results show that the Hybrid
Teaching methodology in the Rotation by Seasons model combined with digital
technologies favored motivation, the collaborative construction of knowledge,
autonomy, protagonism and active learning. As it is a topic of social relevance, the
activities developed in the CTS / CTSA perspective enabled the formation of
citizenship, critical thinking and the development of values and attitudes necessary to
make responsible decisions in the context of life of the local community, enhancing the
scientific literacy. The educational product is a didactic guide with the presentation of
pedagogical practices in the methodology of Hybrid Teaching in the Rotation by
Seasons model, to promote active learning from the perspective of scientific literacy.
Keywords: Teaching of natural sciences. scientific literacy. hybrid teaching. digital
technologies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.format.extent | 142 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Science - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Scientific Literacy | pt_BR |
dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
dc.subject | Hybrid Education | pt_BR |
dc.subject | Plástico – resíduo | pt_BR |
dc.subject | Plastic - waste | pt_BR |
dc.title | Ensino híbrido como estratégia para potencializar a alfabetização científica no ensino de ciências da natureza no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/8635963250375723 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8335710912224751 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Terra, Vilma Reis | |
dc.contributor.member | Andrade, Mariella Berger | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7629-7125 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1219341598549889 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2044-1543 | pt_BR |
Redes Sociais