Ensino híbrido como estratégia para potencializar a alfabetização científica no ensino de ciências da natureza no ensino fundamental II

Merlo, Solange Aparecida Bolsanelo (2020)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Diante da necessidade de propor novas metodologias de ensino que envolvam e estimulem os alunos na aprendizagem e refletir sobre as consequências para o ambiente do alto consumo e do descarte de forma inadequada dos resíduos sólidos – plásticos, esta pesquisa analisou o desenvolvimento de uma sequência didática proposta, estruturada e desenvolvida nos Três Momentos Pedagógicos (TMP), elaborados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009), usando as estratégias de Ensino Híbrido por meio do modelo de Rotação por Estações para potencializar a alfabetização científica no ensino de Ciências da Natureza. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa participante, numa turma do nono ano do ensino fundamental, com alunos na faixa etária entre 13 e 15 anos, de uma escola da Rede Municipal da Serra-ES. A coleta de dados ocorreu ao longo do desenvolvimento da pesquisa, mediante o diálogo, os relatos, as argumentações, as observações, as fotografias e as atividades realizadas pelos alunos, cuja análise seguiu a perspectiva de Bardin (2011). Os aspectos da alfabetização científica e da perspectiva CTS/CTSA foram analisados seguindo o que é proposto por Sasseron e Carvalho (2008) e Santos e Auler (2011). Procedeu à análise das características destacadas para o Ensino Híbrido de acordo com Bacich e Moran (2018) e Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015). Os resultados apontam que a metodologia do Ensino Híbrido no modelo Rotação por Estações aliadas às tecnologias digitais favoreceu a motivação, a construção colaborativa do conhecimento, a autonomia, o protagonismo e a aprendizagem ativa. Por se tratar de uma temática de relevância social, as atividades desenvolvidas na perspectiva CTS/CTSA possibilitaram a formação da cidadania, o pensamento crítico e o desenvolvimento de valores e atitudes necessárias à tomada de decisões responsáveis no contexto de vida da comunidade local, potencializando a alfabetização científica. O produto educacional é um guia didático com apresentação de práticas pedagógicas na metodologia do Ensino Híbrido no modelo Rotação por Estações, para promover a aprendizagem ativa na perspectiva da alfabetização científica. Palavras-chave: Ensino de ciências da natureza. alfabetização científica. ensino híbrido. tecnologias digitais.

ABSTRACT: Given the need to propose new teaching methodologies that involve and encourage students in learning and reflect on the consequences for the environment of high consumption and the improper disposal of solid waste - plastics, this research analyzed the development of a proposed didactic sequence , structured and developed in the Three Pedagogical Moments (TMP), developed by Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2009), using Hybrid Teaching strategies through the Rotation by Seasons model to enhance scientific literacy in the teaching of Natural Sciences. To this end, a qualitative research was carried out, in the participant research modality, in a class of the ninth year of elementary school, with students aged between 13 and 15 years old, from a school in the Municipal Network of Serra-ES. Data collection occurred throughout the development of the research, through dialogue, reports, arguments, observations, photographs and activities carried out by students, whose analysis followed the perspective of Bardin (2011). The aspects of scientific literacy and the CTS / CTSA perspective were analyzed following what is proposed by Sasseron and Carvalho (2008) and Santos and Auler (2011). It proceeded to the analysis of the characteristics highlighted for Hybrid Education according to Bacich and Moran (2018) and Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015). The results show that the Hybrid Teaching methodology in the Rotation by Seasons model combined with digital technologies favored motivation, the collaborative construction of knowledge, autonomy, protagonism and active learning. As it is a topic of social relevance, the activities developed in the CTS / CTSA perspective enabled the formation of citizenship, critical thinking and the development of values and attitudes necessary to make responsible decisions in the context of life of the local community, enhancing the scientific literacy. The educational product is a didactic guide with the presentation of pedagogical practices in the methodology of Hybrid Teaching in the Rotation by Seasons model, to promote active learning from the perspective of scientific literacy. Keywords: Teaching of natural sciences. scientific literacy. hybrid teaching. digital technologies.


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