Tecnologias digitais : uma proposta inclusiva na disciplina de educação física

Laeber, Amós Bernardo (2019)

tcc

RESUMO: O presente trabalho tem por objeto de estudo a utilização das tecnologias como suporte na prática docente do professor de Educação Física, com foco em alunos cadeirantes do 2° ano do Ensino Fundamental I.O Produto Educacional proposto é o aplicativo ―Fábrica de Ideias‖, composto por um banco de atividades que visam à inclusão dos alunos com deficiência. Portanto, como objetivo geral, a presente pesquisa visa analisar a estratégia didática elaborada a partir de uma proposta metodológica utilizando o aplicativo Fábrica de Ideias para alunos de uma turma da disciplina de Educação Física, contemplando um aluno cadeirante. Para o desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de livros, leis e artigos científicos sobre assuntos relacionados à educação especial e às tecnologias na educação, no sentido de realizar um levantamento do que os autores pensam a respeito da relação inclusão e TIC, considerando os alunos com deficiência. Através dos resultados dessa pesquisa é possível constatar a importância que a TIC pode proporcionar no decorrer do ensino-aprendizagem dos alunos e de como a utilização do aplicativo pode oferecer novas possibilidades metodológicas, e ainda proporcionar uma educação inclusiva para o ensino de Educação Física. Palavras-chave: Aplicativo Móvel. Educação Inclusiva. Tecnologias Educacionais. Aluno Cadeirante. Educação Física.

ABSTRACT: The present work has as object of study the use of technologies as support in the teaching practice of the physical education teacher, focusing on wheelchair students of the 2nd year of elementary school. The educational proposing product is the app fabrica de ideias, using a group of activities that aimes include the students with disabilities. Therefore, as a main objective, this research aimes as an elaborated didatic strategy using a methodological proposal in the app Fábrica de Ideias for wheelchair students in physical education classes. To develop this study, it was made an bibliographyc research in books, laws and scientific articles related with special education and tecnonogy used in education process, in the sense to perform a survey about what the authors think about the including relation and tic, considering students with disabilities. Through the results of this research, is possible to conclude the matter that tic can propose during the teaching- learning process to students and how the using of the app can offer new methodological possibilities, and still propose an inclusive education for the physical education. Keywords: Mobile App. Inclusive Education. Educational Tecnologies. Wheelchair Student. Physical Education.


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