Show simple item record

Uma proposta para o ensino de probabilidade por meio de uma atividade de modelagem matemática baseada no modelo de cooperação investigativa

dc.contributor.advisorRezende, Oscar Luiz Teixeira de
dc.contributor.authorNascimento, Alexandre Carlos Augusto Souza
dc.date.accessioned2021-12-21T20:39:28Z
dc.date.available2021-12-21T20:39:28Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Alexandre Carlos Augusto Souza. Uma proposta para o ensino de probabilidade por meio de uma atividade de modelagem matemática baseada no modelo de cooperação investigativa. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1433
dc.description.abstractRESUMO: Levando em consideração o ensino de Matemática, nos dias atuais, e todas as suas mudanças, professores e pesquisadores têm pensado sobre como o papel do aluno, enquanto um ser crítico, pode ser importante no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, se faz necessário buscar novas metodologias para que os alunos sejam mais criativos e questionadores, onde a Matemática passe a ser vista como um instrumento importante, não somente para a sala de aula, mas como uma ferramenta que seja útil dentro de seu contexto social. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de mestrado profissional, e possui natureza qualitativa, cujo objetivo principal é analisar as contribuições da Modelagem Matemática para o ensino de Probabilidade por meio de uma atividade de Modelagem Matemática, na perspectiva sociocrítica. O trabalho se deu por meio de uma atividade de Modelagem Matemática, na perspectiva sociocrítica, onde a produção de dados ocorreu por meio das gravações das aulas, e foram analisados os diálogos entre os alunos e dos alunos com o professor, de acordo com o Modelo de Cooperação Investigativa. Alguns autores serão essenciais para o embasamento teórico desta pesquisa. Damos destaque para o Modelo de Cooperação Investigativa – Modelo CI, a Educação Sociocrítica na visão de Ole Skovsmose e seu diálogo com a Modelagem Matemática, como aborda Jonei Barbosa. Após as análises dos diálogos, concluiu-se que o conceito de Probabilidade foi desenvolvido levando em consideração o raciocínio crítico e probabilístico, bem como a compreensão da importância dos mesmos para um pensar matemático, que não seja útil somente para a sala de aula. Elaborou-se um guia didático contendo discussões sobre a Modelagem Matemática e como utilizá-la em uma atividade que envolva o ensino de Probabilidade. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Cooperação Investigativa. Probabilidade. Diálogo. Matemática Sociocrítica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Taking into consideration the teaching of mathematics, nowadays, and all the changes that have happened, teachers and researches have been thinking about the student role, how a critical being can be important in the teaching-learning process. Because of that, is important to look for new methodologies to allow the student to be more creatives and questioner, whereas Mathematics starts to be seen as an important tool, not only in the classroom but also useful on the social context. which main objective is to analyze the contributions of Mathematical Modeling to the teaching of Probability through a Mathematical Modeling activity, from a sociocritical perspective.The research was conducted by a Mathematic Modeling Activity, on the sociocritical perspective, the data was obtained by audio records of the class, and the dialogues among the students were analyzed based on the Investigative Corporation Model. Some authors were essential to the theoretical background of the research. We focused on the Investigative Corporation Model – CI Model, the Sociocriticial education by Ole Skovsmose and his dialogue with the Mathematical Modeling, according to Jonei Barbosa. After the dialogues analyses, it was concluded that of the probability concept was developed considering the critical thinking and probabilistic, as well as understanding their importance for mathematical thinking that is not only useful for the classroom. A didactic guide was elaborated containing discussions about Mathematical Modeling and how to use it in an activity that involves the teaching of Probability. Keywords: Mathematical Modeling. Investigative Cooperation. Probability. Dialogue. Sociocritical Mathematics.pt_BR
dc.format.extent79 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectProbabilitypt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectModeling mathematicspt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de probabilidade por meio de uma atividade de modelagem matemática baseada no modelo de cooperação investigativapt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0718188027280505pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaPRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1085387566931992pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberLorenzoni, Luciano Lessa
dc.contributor.memberSouza, Maria Alice Veiga Ferreira de
dc.contributor.memberPires, Poliana Daré Zampirolli
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7959495705859101pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2876710785262591pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4859-7750pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2038-813Xpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record