Uma proposta para o ensino de probabilidade por meio de uma atividade de modelagem matemática baseada no modelo de cooperação investigativa
dissertacao_mestrado
RESUMO: Levando em consideração o ensino de Matemática, nos dias atuais, e todas as suas mudanças, professores e pesquisadores têm pensado sobre como o papel do aluno, enquanto um ser crítico, pode ser importante no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, se faz necessário buscar novas metodologias para que os alunos sejam mais criativos e questionadores, onde a Matemática passe a ser vista como um instrumento importante, não somente para a sala de aula, mas como uma ferramenta que seja útil dentro de seu contexto social. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de mestrado profissional, e possui natureza qualitativa, cujo objetivo principal é analisar as contribuições da Modelagem Matemática para o ensino de Probabilidade por meio de uma atividade de Modelagem Matemática, na perspectiva sociocrítica. O trabalho se deu por meio de uma atividade de Modelagem Matemática, na perspectiva sociocrítica, onde a produção de dados ocorreu por meio das gravações das aulas, e foram analisados os diálogos entre os alunos e dos alunos com o professor, de acordo com o Modelo de Cooperação Investigativa. Alguns autores serão essenciais para o embasamento teórico desta pesquisa. Damos destaque para o Modelo de Cooperação Investigativa – Modelo CI, a Educação Sociocrítica na visão de Ole Skovsmose e seu diálogo com a Modelagem Matemática, como aborda Jonei Barbosa. Após as análises dos diálogos, concluiu-se que o conceito de Probabilidade foi desenvolvido levando em consideração o raciocínio crítico e probabilístico, bem como a compreensão da importância dos mesmos para um pensar matemático, que não seja útil somente para a sala de aula. Elaborou-se um guia didático contendo discussões sobre a Modelagem Matemática e como utilizá-la em uma atividade que envolva o ensino de Probabilidade. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Cooperação Investigativa. Probabilidade. Diálogo. Matemática Sociocrítica.
ABSTRACT: Taking into consideration the teaching of mathematics, nowadays, and all the changes that have happened, teachers and researches have been thinking about the student role, how a critical being can be important in the teaching-learning process. Because of that, is important to look for new methodologies to allow the student to be more creatives and questioner, whereas Mathematics starts to be seen as an important tool, not only in the classroom but also useful on the social context. which main objective is to analyze the contributions of Mathematical Modeling to the teaching of Probability through a Mathematical Modeling activity, from a sociocritical perspective.The research was conducted by a Mathematic Modeling Activity, on the sociocritical perspective, the data was obtained by audio records of the class, and the dialogues among the students were analyzed based on the Investigative Corporation Model. Some authors were essential to the theoretical background of the research. We focused on the Investigative Corporation Model – CI Model, the Sociocriticial education by Ole Skovsmose and his dialogue with the Mathematical Modeling, according to Jonei Barbosa. After the dialogues analyses, it was concluded that of the probability concept was developed considering the critical thinking and probabilistic, as well as understanding their importance for mathematical thinking that is not only useful for the classroom. A didactic guide was elaborated containing discussions about Mathematical Modeling and how to use it in an activity that involves the teaching of Probability. Keywords: Mathematical Modeling. Investigative Cooperation. Probability. Dialogue. Sociocritical Mathematics.
Redes Sociais