Projeto “fominhas por matemática” : potencializando o aprendizado com tecnologias de informação e comunicação
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RESUMO: Este trabalho tem como objetivo potencializar o uso de tecnologias no ensino da matemática na educação básica. O trabalho apresenta ferramentas tecnológicas que podem contribuir no ensino aprendizagem com o objetivo de facilitar, e de maneira mais lúdica construir conceitos básicos da matemática, voltados para a resolução de problemas. Entretanto, entendemos que a matemática, assim como as demais disciplinas, está inserida num contexto social como parte de uma educação assistemática e sistemática, sendo essa última um desafio escolar para vários docentes e discentes. A importância desse trabalho se dá a partir do princípio de que a matemática é vista como uma disciplina essencial na vida escolar de qualquer pessoa e, é imprescindível a criação de meios facilitadores que estimulem esse aprendizado, por meio do uso de tecnologia. O trabalho visa à inserção desses conceitos matemáticos de maneira lúdica, fazendo uso de objetos de aprendizagem, tais como sites e bloggers destinados, integral ou parcialmente, ao ensino da matemática onde estes auxiliaram na absorção do conhecimento mais abstrato. O trabalho visa despertar a prática de Interação de forma cooperativa e participativa, por meio de atividades desenvolvidas em grupos, onde os alunos colocam em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, promovendo assim a melhora do ensino de Matemática, através do inter-relacionamento pessoal e a integração de mídias tecnológicas, voltadas para a educação matemática. A metodologia do trabalho se deu a partir do uso de atividades pedagógicas através de jogos tradicionais, confeccionados manualmente, além de atividades desenvolvidas através de Objetos de Aprendizagem disponíveis na web. Dentre eles podemos citar o site "racha cuca”, no qual desenvolvemos atividades de competição e interação, visando às aplicações dos conceitos básicos num menor espaço de tempo possível. As atividades foram realizadas no espaço físico da escola, com as práticas dos jogos manuais; no laboratório de informática, com o uso dos objetos de aprendizagem e no ambiente virtual, via o uso de um Blogger para a interação dos alunos através de postagens de atividades. A criação do blogger veio da necessidade de manter os alunos ligados ao projeto fora do ambiente escolar, pois com esse importante objeto de aprendizagem, os alunos tinham que ficar antenados semanalmente quanto à postagem de atividades em que os mesmos acessavam via blogger para a resolução e devolutiva, dentro do espaço de tempo, ao endereço de e-mail do projeto, proporcionando assim um movimento de interação entre o público alvo, troca de experiência entre os membros de cada equipe, no que diz respeito à resolução dos exercícios e o uso da tecnologia a favor, através de fotos em “jpeg” das atividades desenvolvidas. Diante disso, observou-se que a implantação do projeto, tornou-se um facilitador, através das ferramentas tecnológicas, no aprendizado da disciplina de matemática, motivando ainda mais o aluno na sua busca pelo saber. Palavras-chave: Ensino da matemática. Objetos de Aprendizagem. Interação e Tecnologias de Informação e Comunicação.
ABSTRACT: This work aims to enhance the use of technology in mathematics education in basic education. The paper presents technological tools that can contribute to the teaching and learning in order to facilitate, and more playful way to build basic math concepts, focused on problem solving. However, we understand that mathematics, like other disciplines, is embedded in a social context as part of a systematic and unsystematic education, the latter being a school challenge for many teachers and students. The importance of this work starts from the principle that mathematics is seen as an essential discipline in the school life of any person, is essential to create conducive environments that encourage this learning through the use of technology. The work aims at the integration of these mathematical concepts in a playful manner, making use of learning objects, such as sites and bloggers for, in whole or in part, the teaching of mathematics where they assisted in the absorption of more abstract knowledge. The work aims to awaken the practice of cooperative and participative interaction through activities in groups, where students put into practice all the knowledge acquired in the classroom, promoting the improvement of mathematics education through international personal relationship and integration of technological media, focused on mathematics education. The methodology of the work occurred from the use of educational activities through traditional games, made manually, and activities developed through learning objects available on the web. Among them we can mention the website "cuca crack" in which we develop competition and interaction activities, targeting the application of the basic concepts in less time possible activities were held in the school's physical space, with the practices of manual games.; computer lab, with the use of learning objects and virtual environment through the use of a Blogger for student interaction through activities of threads. the creation of the blogger came the need to keep students connected to the project outside the school environment, because with this important learning object, students had to stay tuned weekly on the activities of posting in which they accessed via blogger for the resolution and devolutiva within the time frame, the e-mail address of the project thus providing a movement of interaction between the target audience, exchange of experience among the members of each team, with regard to the resolution of the exercises and the use of technology in favor, through photos in "jpeg" of activities. Thus, it was observed that the implementation of the project, became a facilitator, through technological tools in learning math discipline, further motivating students in their quest for knowledge. Keywords: Mathematics Education. Learning objects. Interaction and Information and Communication Technologies.
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