A Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira : contribuições para a educação científica na rede municipal de ensino de Cariacica-ES

Teixeira, Cristiane Ramos (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades educativas da Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, visando a contribuir com a promoção de uma Educação Científica na rede municipal de ensino de Cariacica-ES numa perspectiva histórico-crítica, emancipatória, contextualizada, que leve em consideração a cultura e a historicidade do município. A investigação surgiu da inquietação de como a Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, no âmbito de suas potencialidades, pode contribuir para a Educação Científica desse município. Utilizando-se da pesquisa qualitativa, com procedimentos característicos da pesquisa-ação, a investigação foi realizada por meio da formação com professores da rede municipal de ensino de Cariacica-ES, sendo a pedagogia histórico-crítica a base teórico metodológica no processo de investigação e pesquisa/formação. A formação, desenvolvida com a mediação de professores formadores e a interação dos sujeitos e os espaços não-formais de Educação visitados, propiciou um estudo teórico-prático sobre Educação Científica na abordagem histórico-crítica, de modo interdisciplinar, articulando o ensino de Ciências aos espaços não-formais de Educação, com foco na Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, em Cariacica-ES. O ensino de Ciências com uma abordagem crítica e contextualizada desmitifica a ciência, caracterizando-a como atividade humana e cultural, necessária para a formação de todo cidadão. Os espaços não-formais de Educação dinamizam e ampliam o universo escolar, relacionando teoria e prática, podendo favorecer um olhar crítico sobre a realidade. A formação com os professores possibilitou a articulação entre as disciplinas envolvidas culminando com a elaboração de práticas pedagógicas a serem desenvolvidas na Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira em Cariacica-ES. Práticas essas que visam a aproximar ciência, cultura, tecnologia e ambiente aos interesses dos sujeitos envolvidos, estimulando a capacidade criativa, de modo a poder vir a contribuir para a aprendizagem e para a formação integral de sujeitos críticos e participativos. Também foi construído um produto educativo, como parte desta pesquisa, que consiste em um livro que apresenta a Estação de Ciências estudada, bem como as práticas pedagógicas elaboradas pelos professores.

ABSTRACT: This work aims to analyze the educational potential of Margarete Sciences Station Cruz Pereira, aiming to contribute to the promotion of science education in municipal Cariacica-ES teaching a historical-critical perspective, emancipatory, contextualized, that takes into account culture and historicity of the municipality. The investigation arose from caring as the Science Station Margarete Cruz Pereira, within its capabilities, can contribute to science education that municipality. Using qualitative research with characteristic procedures of action research, research was carried out through training with teachers of municipal schools of Cariacica-ES, and the historical-critical pedagogy methodological theoretical basis of the research process and research / training. The training, developed with the mediation of former teachers and the interaction of individuals and non-formal spaces visited Education, provided a theoretical and practical study of science education in the historical-critical approach, an interdisciplinary approach, linking science teaching to non-formal spaces of education, focusing on Margarete Sciences Station Cruz Pereira in Cariacica-ES. Science education with a critical and contextualized approach demystifies science, characterizing it as human and cultural activity, necessary for the formation of every citizen. Non-formal education spaces streamline and extend the school universe, linking theory and practice, which may favor a critical look at the reality. Training with teachers allowed the relationship between the disciplines involved culminating in the development of teaching practices to be developed in Margarete Sciences Station Cruz Pereira in Cariacica-ES. These practices that aim to bring science, culture, technology and environment to the interests of those involved, stimulating creativity, so as to come to contribute to learning and to the integral formation of critical and participative subjects. It also has built an educational product as part of this research, which consists of a book that presents the Science Station study and pedagogical practices developed by teachers.


Collections: