Utilização do software Visual Class como ferramenta no processo de ensino de alunos com deficiência
tcc
RESUMO: O presente tema traz aspectos relevantes sobre as dificuldades que muitos professores têm de se adaptar às novas tendências que envolvem tecnologia. Há também um agravante que é a questão da acessibilidade: lembrando que muitos professores inseridos hoje em nossos cursos de Licenciatura não têm uma formação adequada para estes assuntos – acessibilidade e tecnologia educacional – sendo necessário procurar formação mediante cursos de pós-graduação sobre esses temas. Porém isso pode ser substituído por cursos de formação sobre o assunto, utilizando a internet como possibilidade pedagógica com a utilização de blogs como ferramenta pedagógica para auxiliar no processo de formação de professores. Com o desenvolvimento tecnológico houve a criação de diversos equipamentos, como computadores, celulares, televisores, tablets, datashow, entre outros. Uma gama de recursos que proporcionou um bem-estar à sociedade, mas também na educação. Temos diversos softwares gratuitos na internet que podem atender às nossas expectativas na formação dos professores: Google Drive, blogs, Sala de aula do Google, Youtube, e conhecimentos sobre HTML são recursos importantes hoje em nossas escolas, porém ainda não acessíveis. A pesquisa busca criar um blog para capacitação de professores na aplicação de suas atividades que os auxiliem nas especificidades do aluno com necessidades especiais aplicando tarefas com a utilização deste. Outro fator importante é disponibilizar conteúdo sobre temas diversificados com a criação do blog para capacitar os professores da rede pública de ensino, criando conteúdo e abordagens com a utilização da ferramenta Software de Autoria Visual Class, que será disponibilizada como conteúdo multimídia, chamado de games interativos no blog para download, a fim de ajudar os professores em seus conteúdos diários e a aplicação com os alunos com necessidades especiais buscando verificar e implementar as melhorias nestes recursos e que venha facilitar a aprendizagem do aluno, tendo assim maior interação entre conteúdo-internet-simulações no ensino de Ciências para o Ensino Fundamental e Médio utilizando a tecnologia digital como mediadora. Palavras-chave: Formação de Professores. Tecnologias. Acessibilidade.
ABSTRACT: The present theme brings relevant aspects about the difficulties that many teachers have to adapt to the new trends that involve technology, there is also an aggravating factor that is the issue of accessibility, remembering that many teachers inserted in our undergraduate courses do not have adequate training for these subjects, accessibility and educational technology. It is necessary to seek training through postgraduate courses on these subjects. However, this can be replaced by training courses on the subject using the internet as pedagogical possibilities with the use of blogs as a pedagogical tool to assist in the process of teacher training. With the technological development, there was the creation of several devices, such as computers, cell phones, televisions, tablets, datashow, and finally a range of resources that provided a well-being to society, but also education. We have several free softwares on the internet that can meet our expectations in training teachers with the help of tools like Google Drive, blogs, Google Classroom, Youtube, and knowledge about HTML. These are important resources today in our schools, but not yet accessible. The research seeks to create a blog to train teachers in the application of their activities and that helps them in the specifics of the student with special needs applying tasks using the blog. Another important factor is the provision of content on diverse topics with the creation of blogs to train public school teachers, creating content and approaches using the Visual Classical Software tool, which will be made available multimedia content, called interactive games in the blog for downloading in order to help teachers in their daily contents, and the application with students with special needs seeking to verify and implement the improvements in these resources that will facilitate the learning of the student, thus having a greater interaction between internet content-simulations in teaching of science for primary and secondary education using digital technology as a mediator. Keywords: Teacher Training. Technologies. Accessibility.
Redes Sociais