Tecnologias assistivas e o processo de ensino-aprendizado de alunos com deficiência visual

Miranda, William de Souza (2019)

tcc

RESUMO: O presente trabalho aborda sobre como as inovações tecnológicas têm favorecido as diversas necessidades humanas, desenvolvendo a comunicação dentro e fora do ambiente escolar. Com isso, a tecnologia assume um papel diferente na sociedade, de pessoa para pessoa, com suas necessidades especiais individuais. O que para muitos é facilidade para outros é a possibilidade de fazer algo. Dentre as pessoas que usam as tecnologias para tornar as coisas possíveis, estão às pessoas com deficiência, nesse contexto elas assumem a função de tecnologia assistiva, possibilitando assim uma maior autonomia dos mesmos. A tecnologia assistiva tem sido reconhecida como elemento fundamental na inclusão social de pessoas com deficiência, no caso deste trabalho, a deficiência visual. Deste modo é desenvolvido um estudo de como essas tecnologias assistivas são de fundamental importância para alunos com deficiência visual, pois estas permitem um melhor rendimento no processo de aprendizagem e no dia a dia do educando, otimizando consideravelmente suas potencialidades. Para tanto, além de conhecer estas tecnologias, foi necessário compreender a forma em que se apresentam e, para que servem, bem como onde e como estão inseridas em seu cotidiano, pois pela prática o aluno com deficiência visual irá interagir de uma forma mais autônoma, melhorando assim, a sua comunicação e socialização. Palavras-chave: Tecnologias. Deficiência Visual. Tecnologia Assistiva. Inclusão.

ABSTRACT: The present work deals with how technological innovations have favored different human needs, developing communication inside and outside the school environment. With this, technology assumes a different role in society, from person to person, with their special individual needs. What for many is easy for others is the possibility of doing something. Among the people who use technologies to make things possible, they are people with disabilities, in this context they assume the role of assistive technology, thus enabling greater autonomy for themselves. Assistive technology has been recognized as a fundamental element in the social inclusion of people with disabilities, in the case of this work, visual impairment. In this way, a study is developed of how these assistive technologies are of fundamental importance for students with visual impairment, as they allow a better performance in the learning process and in the daily life of the student, considerably optimizing their potential. Therefore, in addition to knowing these technologies, it was necessary to understand the way in which they are presented and, what they are for, as well as where and how they are inserted in their daily lives, because through practice the visually impaired student will interact in a more autonomous way thus improving your communication and socialization. Keywords: Technologies. Visual impairment. Assistive technology. Inclusion.


Colecciones: