Enriquecimento curricular : inclusão digital para comunidade

Moreira, Valdik Vieira (2019)

tcc

RESUMO: A presente pesquisa analisa a importância da Inclusão Digital na comunidade a partir do projeto desenvolvido em uma escola de nível técnico no ano de 2016. Com base nas tecnologias de informação e comunicação, a Inclusão Digital pode ser considerada um caminho para melhorar a qualidade de vida da comunidade, servindo como indutor à inclusão social e contribuindo para a formação do cidadão. A metodologia utilizada permitiu analisar a qualidade dos processos existentes para aplicação do projeto, necessitando-se identificar as ações vinculadas à Inclusão Digital, sobretudo no impacto do desenvolvimento social. Os resultados foram satisfatórios, levando conhecimento e possibilitando alcançar o objetivo de muitos alunos, tais como: ligar um computador, enviar um e-mail, fazer um currículo, acessar um site, ler uma notícia na internet e ficar atualizado com o mundo. Nesse sentido, concluiu-se que é indispensável fomentar ações que assegurem recursos para pesquisa e desenvolvimento na área de acessibilidade, o desenvolvimento de tecnologia assistida e a criação, manutenção e disponibilização de conteúdos digitais acessíveis, além disso, para que um cidadão possa usar computadores e acessar a Internet, a inclusão digital é necessária. Este trabalho de conclusão final se enquadra como pesquisa qualitativa, considerando as características que ela apresenta, tais como: postura do pesquisador; estratégias de coleta de dados; estudo de caso; papel do sujeito e aplicabilidade, bem como o uso dos resultados da pesquisa. Palavras-chave: inclusão digital, comunidade, tecnologia.

ABSTRACT: This research analyzes the importance of Digital Inclusion in the community from the project developed in a technical school in 2016. Based on information and communication technologies, Digital Inclusion can be considered a way to improve the quality of life community, serving as an inducer of social inclusion and contributing to the formation of citizens. The methodology used made it possible to analyze the quality of the existing processes for the application of the project, requiring the identification of actions linked to Digital Inclusion, especially in the impact of social development. The results were satisfactory, bringing knowledge and making it possible to reach the goal of many students, such as: turning on a computer, sending an e-mail, making a resume, accessing a website, reading a news on the internet and staying updated with the world, in this sense, it was concluded that it is essential to promote actions that ensure resources for research and development in the area of accessibility, the development of assisted technology and the creation, maintenance and availability of accessible digital content. In addition, for a citizen to use computers and access the Internet, digital inclusion is necessary. This work of final conclusion fits as a qualitative research, considering the characteristics that it presents, such as: the researcher's posture; data collection strategies; case study; subject's role and applicability, as well as the use of research results. Keywords: digital inclusion, community, technology.


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