Show simple item record

Círculos de cultura como prática pedagógica em educação para o trânsito na educação infantil

dc.contributor.advisorCampos, Carlos Roberto Pires
dc.contributor.authorFreire, Luiz Felipe
dc.date.accessioned2021-12-21T20:34:29Z
dc.date.available2021-12-21T20:34:29Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationFREIRE, Luiz Felipe. Uma sequência didática para trabalhar a educação para o trânsito. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1423
dc.description.abstractRESUMO: Embora o ordenamento jurídico do país aborde amplamente e destaque a relevância da educação para o trânsito, esta área é pouco explorada nas escolas. Esta pesquisa desenvolveu uma prática pedagógica freiriana baseada nos Círculos de Cultura utilizados para tratar da educação para o trânsito, para crianças da Educação Infantil. Este tema pode ser estudado sob a perspectiva de tema transversal por meio da divulgação científica e de recursos didáticos. O objetivo foi desenvolver uma prática pedagógica com vistas a colaborar com a prevenção de acidentes de trânsito para as crianças na faixa etária de cinco a seis anos, do Colégio Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Luiz Carlos Grecco. Para tanto, foi utilizada como fundamentação teórica a legislação que versa sobre a educação para o trânsito, bem como trabalhos acadêmicos, teses, dissertações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de observações sistemáticas, anotações coletadas em diário de bordo, registro fotográfico e avaliação da prática pedagógica pelos participantes. A prática pedagógica foi realizada a partir do levantamento e escolha de palavras geradoras, aula expositiva dialogada, criação de situações-limite, em que as crianças participaram de jogos e da oficina Transitolândia, criação de fichas-roteiro e análise do processo de ensino-aprendizagem e de consolidação do conhecimento apreendido. Como produto educacional foi elaborada uma Sequência Didática para trabalhar a educação para o trânsito, cujo objetivo é auxiliar o policial militar para atuar na Educação Infantil com enfoque na educação para o trânsito, mediando saberes e práticas sobre o trânsito, contribuindo para socialização dos conhecimentos acadêmicos, científicos, técnicos e sociais. Palavras-chave: Círculos de cultura. Educação para o trânsito. Prática pedagógica. Transitolândia.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The approach on the Culture Circles used from a pedagogical practice in traffic education, applied to children inserted in early childhood education is studied from the perspective of cross theme through scientific dissemination and didactic resources. This practice can contribute to the prevention of traffic accidents for children aged five to six years at the Municipal School of Early Childhood Education (CMEI) Luiz Carlos Grecco. Therefore, the theoretical basis was the legislation that deals with traffic education, as well as academic works, theses, dissertations and works, through qualitative research and pedagogical intervention. Data were collected from systematic observations, logbook notes, photographic record and evaluation of pedagogical practice by participants. The pedagogical practice was carried out from the survey and choice of generating words, dialogued lecture, creation of boundary situations, in which the children participated in games and the Transitolândia workshop, creation of script sheets and analysis of the teaching-learning process and consolidation of the knowledge learned. As an educational product, a Didactic Sequence was developed to work in traffic education, whose objective is to assist the military police to work in Early Childhood Education with a focus on traffic education, mediating knowledge and practices about traffic, contributing to the socialization of academic knowledge. , scientific, technical and social. Keyword: Culture circles. Traffic education. Pedagogical practice. Transitolândia.Palavras-chave: Círculos de cultura. Educação para o trânsito. Prática pedagógica. Transitolândia.pt_BR
dc.format.extent103 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiências – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience - study and teachingpt_BR
dc.subjectEducação para segurança no trânsitopt_BR
dc.subjectTraffic Safety Educationpt_BR
dc.subjectTrânsito - legislaçãopt_BR
dc.subjectTraffic - legislationpt_BR
dc.subjectPolicias militarespt_BR
dc.subjectMilitary Policept_BR
dc.titleCírculos de cultura como prática pedagógica em educação para o trânsito na educação infantilpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0175862348011512pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaEDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3541902868372066pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberTerra, Vilma Reis
dc.contributor.memberDeorce, Mariluza Sartori
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1219341598549889pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2727261068130250pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7708-4597pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record