Círculos de cultura como prática pedagógica em educação para o trânsito na educação infantil

Freire, Luiz Felipe (2020)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Embora o ordenamento jurídico do país aborde amplamente e destaque a relevância da educação para o trânsito, esta área é pouco explorada nas escolas. Esta pesquisa desenvolveu uma prática pedagógica freiriana baseada nos Círculos de Cultura utilizados para tratar da educação para o trânsito, para crianças da Educação Infantil. Este tema pode ser estudado sob a perspectiva de tema transversal por meio da divulgação científica e de recursos didáticos. O objetivo foi desenvolver uma prática pedagógica com vistas a colaborar com a prevenção de acidentes de trânsito para as crianças na faixa etária de cinco a seis anos, do Colégio Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Luiz Carlos Grecco. Para tanto, foi utilizada como fundamentação teórica a legislação que versa sobre a educação para o trânsito, bem como trabalhos acadêmicos, teses, dissertações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de observações sistemáticas, anotações coletadas em diário de bordo, registro fotográfico e avaliação da prática pedagógica pelos participantes. A prática pedagógica foi realizada a partir do levantamento e escolha de palavras geradoras, aula expositiva dialogada, criação de situações-limite, em que as crianças participaram de jogos e da oficina Transitolândia, criação de fichas-roteiro e análise do processo de ensino-aprendizagem e de consolidação do conhecimento apreendido. Como produto educacional foi elaborada uma Sequência Didática para trabalhar a educação para o trânsito, cujo objetivo é auxiliar o policial militar para atuar na Educação Infantil com enfoque na educação para o trânsito, mediando saberes e práticas sobre o trânsito, contribuindo para socialização dos conhecimentos acadêmicos, científicos, técnicos e sociais. Palavras-chave: Círculos de cultura. Educação para o trânsito. Prática pedagógica. Transitolândia.

ABSTRACT: The approach on the Culture Circles used from a pedagogical practice in traffic education, applied to children inserted in early childhood education is studied from the perspective of cross theme through scientific dissemination and didactic resources. This practice can contribute to the prevention of traffic accidents for children aged five to six years at the Municipal School of Early Childhood Education (CMEI) Luiz Carlos Grecco. Therefore, the theoretical basis was the legislation that deals with traffic education, as well as academic works, theses, dissertations and works, through qualitative research and pedagogical intervention. Data were collected from systematic observations, logbook notes, photographic record and evaluation of pedagogical practice by participants. The pedagogical practice was carried out from the survey and choice of generating words, dialogued lecture, creation of boundary situations, in which the children participated in games and the Transitolândia workshop, creation of script sheets and analysis of the teaching-learning process and consolidation of the knowledge learned. As an educational product, a Didactic Sequence was developed to work in traffic education, whose objective is to assist the military police to work in Early Childhood Education with a focus on traffic education, mediating knowledge and practices about traffic, contributing to the socialization of academic knowledge. , scientific, technical and social. Keyword: Culture circles. Traffic education. Pedagogical practice. Transitolândia.Palavras-chave: Círculos de cultura. Educação para o trânsito. Prática pedagógica. Transitolândia.


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