dc.contributor.advisor | Oliveira, Márcia Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Haddad, Lígia Soares de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T19:42:50Z | |
dc.date.available | 2021-12-21T19:42:50Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | HADDAD, Lígia Soares de Oliveira. Aprendizagem móvel e redes sociais. 2016. 42 f. Monografia (Especialização em Tecnologias Educacionais) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1421 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
A tecnologia móvel e as redes sociais vêm transformando a forma de comunicação da
sociedade nas últimas décadas. Apesar dos inúmeros desafios no uso dessas
ferramentas, elas apresentam infinitas possibilidades de inovação para o cotidiano,
inclusive, no processo de ensino-aprendizagem tornando-o mais dinâmico e flexível.
No meio educacional os dispositivos móveis expandiram o acesso às redes sociais,
agregando qualidade e modernidade à prática pedagógica e favorecendo a interação
social na sala de aula. O universo online propicia, simultaneamente, a visualização de
uma miríade de conteúdos com alta qualidade, que podem suplementar os estudos
regulares em qualquer segmento. No papel de mediador, o docente instiga, incentiva
e motiva os discentes por meio dessas ferramentas, aumentando o engajamento
durante as aulas, proporcionado a participação ativa e consciente nas atividades
propostas. Esses recursos podem colaborar na fixação e no reforço dos conteúdos,
enriquecendo as práticas pedagógicas e suprindo as necessidades discentes na
comunicação e interação tecnológica, tornando o aluno protagonista de seu
crescimento e de seu conhecimento. Dessarte, a tecnologia, as redes sociais e os
dispositivos móveis no ambiente escolar, em hipótese alguma, anulam ou substituem
o professor em sala de aula, e sim o evidenciam como articulador na aplicação de
projetos m-learning atrelados às novas metodologias no âmbito educacional.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Tecnologia. Redes Sociais. Dispositivos
Móveis. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
Mobile technology and social networks have been transforming the way society
communicates in the last decades. Despite the numerous challenges in the use of
these tools, they present infinite possibilities of innovation for the day life, including in
the teaching-learning process, making it more dynamic and flexible. In the educational
environment, mobile devices have expanded access to social networks, adding quality
and modernity to the pedagogical practice and favoring social interaction in the
classroom. The online universe provides, simultaneously, the viewing of a myriad of
high quality content, which can supplement regular studies in any segment. In the role
of mediator, the teacher instigates, encourages, and motivates the students through
these tools, increasing engagement during the classes, providing active and conscious
participation in the proposed activities. These resources can collaborate in fixing and
reinforcing content, enriching pedagogical practices and supplying the students' needs
in communication and technological interaction, making the student the protagonist of
his growth and knowledge. Therefore, technology, social networks and mobile devices
in the school environment, under no circumstances, annul or replace the teacher in the
classroom, but rather highlight the teacher as an articulator in the application of mlearning projects linked to new methodologies in the educational environment.
Keywords: Teaching-learning. Technology. Social networks. Mobile devices. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational Technology | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem móvel e redes sociais | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3542922680476857 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2109227810924409 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Informática na educação | |
dc.contributor.member | Xavier, Aline Freitas da Silva | |
dc.contributor.member | Tavares, Orivaldo de Lira | |
Redes Sociais