Aprendizagem móvel e redes sociais

Haddad, Lígia Soares de Oliveira (2016)

tcc

RESUMO: A tecnologia móvel e as redes sociais vêm transformando a forma de comunicação da sociedade nas últimas décadas. Apesar dos inúmeros desafios no uso dessas ferramentas, elas apresentam infinitas possibilidades de inovação para o cotidiano, inclusive, no processo de ensino-aprendizagem tornando-o mais dinâmico e flexível. No meio educacional os dispositivos móveis expandiram o acesso às redes sociais, agregando qualidade e modernidade à prática pedagógica e favorecendo a interação social na sala de aula. O universo online propicia, simultaneamente, a visualização de uma miríade de conteúdos com alta qualidade, que podem suplementar os estudos regulares em qualquer segmento. No papel de mediador, o docente instiga, incentiva e motiva os discentes por meio dessas ferramentas, aumentando o engajamento durante as aulas, proporcionado a participação ativa e consciente nas atividades propostas. Esses recursos podem colaborar na fixação e no reforço dos conteúdos, enriquecendo as práticas pedagógicas e suprindo as necessidades discentes na comunicação e interação tecnológica, tornando o aluno protagonista de seu crescimento e de seu conhecimento. Dessarte, a tecnologia, as redes sociais e os dispositivos móveis no ambiente escolar, em hipótese alguma, anulam ou substituem o professor em sala de aula, e sim o evidenciam como articulador na aplicação de projetos m-learning atrelados às novas metodologias no âmbito educacional. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Tecnologia. Redes Sociais. Dispositivos Móveis.

ABSTRACT: Mobile technology and social networks have been transforming the way society communicates in the last decades. Despite the numerous challenges in the use of these tools, they present infinite possibilities of innovation for the day life, including in the teaching-learning process, making it more dynamic and flexible. In the educational environment, mobile devices have expanded access to social networks, adding quality and modernity to the pedagogical practice and favoring social interaction in the classroom. The online universe provides, simultaneously, the viewing of a myriad of high quality content, which can supplement regular studies in any segment. In the role of mediator, the teacher instigates, encourages, and motivates the students through these tools, increasing engagement during the classes, providing active and conscious participation in the proposed activities. These resources can collaborate in fixing and reinforcing content, enriching pedagogical practices and supplying the students' needs in communication and technological interaction, making the student the protagonist of his growth and knowledge. Therefore, technology, social networks and mobile devices in the school environment, under no circumstances, annul or replace the teacher in the classroom, but rather highlight the teacher as an articulator in the application of mlearning projects linked to new methodologies in the educational environment. Keywords: Teaching-learning. Technology. Social networks. Mobile devices.


Collections: