Escola e parque no contexto de uma proposta de formação continuada em Vitória - ES : contribuições na perspectiva da educação ambiental crítica

Marques, Maria Luiza de Lima (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar, no contexto educativo, a relação estabelecida entre as escolas Municipais de Ensino Fundamental Professor Vercenílio da Silva Pascoal e Rita de Cássia Oliveira, com os Parques Naturais Municipais Vale do Mulembá-Conquista e Dom Luiz Gonzaga Fernandes, localizados em Vitória-ES. Espera-se contribuir e ao mesmo tempo aprender, por meio de uma formação continuada junto aos profissionais dessas escolas, as práticas educativas voltadas para a Educação Ambiental, que vem sendo abordada em múltiplas dimensões com diferentes atitudes de agir e refletir. Uma de suas vertentes aqui propostas se refere a uma Educação Ambiental voltada para a criticidade, no campo material, mediante o modo de produção econômico e as relações sociais. A pesquisa surgiu a partir da apreensão de que o espaço da escola, enquanto instituição formal, é propício à integração com outros espaços, os espaços não formais de Educação, ultrapassando os seus limites geográficos no contexto educacional, ambiental, histórico e social. Buscou-se fundamentação teórica nas abordagens referentes à Pedagogia Histórico-Crítica, espaços formais e espaços não formais de Educação e Educação Ambiental. A metodologia contempla uma pesquisa de cunho qualitativo, apresentando teores e características condizentes com a Pesquisa Ação. Foram realizadas entrevistas durante o período de maio de 2014 a junho de 2015, junto a um grupo de profissionais das referidas escolas e parques, registros escritos, fotográficos e gravações. Desenvolveu-se uma formação continuada junto a um grupo de educadores das duas escolas. A organização e a viabilização desta formação contou com a participação de uma equipe de educadores e equipe gestora das escolas, mestrandos/mestrados/ professores do Programa EDUCIMAT, profissionais que atuam nos parques, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Cultura e também de voluntários, com enfoques voltados para a teoria e a prática. Além dos parques elencados na pesquisa, foram realizadas outras visitas de observação em outros parques de Vitória. Pretende-se, dessa forma, estabelecer uma análise do trabalho desenvolvido e a elaboração de uma proposta de Educação Ambiental através de um material educativo, tendo como referência os parques urbanos e naturais do município, contendo sugestões de questões que levem a abordagens partindo do olhar sobre a realidade de cada parque e atividades elaboradas no coletivo, a partir das visitas durante a Formação Continuada. Após as análises realizadas, é possível inferir que os profissionais aspiram por práticas pedagógicas no sentido de aproximar/integrar esses espaços, visando ao favorecimento da aprendizagem e a valorização desses espaços, enquanto vinculados aos saberes historicamente construídos, embora haja alguns entraves que restringem a aproximação/relação entre escolas e parques.

ABSTRACT: This research aims to analyze the educational context, the relationship established between the education municipal schools elementary teacher Vercenílio da Silva Pascoal and Rita de Cassia Oliveira, with the municipal Natural Parks Valley Mulembá-Conquista and Dom Luiz Gonzaga Fernandes, located in Vitória - ES. Is expected to contribute while learning, through continued training with the professionals of these schools, the educational practices focused on environmental education, which is being addressed in multiple dimensions with different attitudes to act and reflect. One of its strands proposed here refers to an environmental education, focused on the criticality in the material field, through economic mode of production and social relations. The research arose from the seizure of the school space, as a formal institution is conducive to integration with other spaces, spaces of non-formal education, going beyond its geographical boundaries in the educational context, environmental, historical and social. He attempted to theoretical background in approaches regarding the historical-critical pedagogy, formal and non-formal spaces, spaces of education and environmental education. The methodology features a qualitative research, with contents and characteristics consistent with the action research. Interviews were conducted during the period May 2014 to June 2015, with a group of professionals of those schools and parks, written records, photographic and recordings. Continued training was developed with a group of teachers at the two schools. The organization and the feasibility of this training, had the participation of a team of educators and the managing staff of schools, masters/ masters/teachers EDUCIMAT program, professionals working in the parks, in the City Office of environment, department of culture and also volunteers with approaches focused on the theory and practice. Observation visits were carried out in addition to the parks listed in the survey, other parks of the Vitória. It is intended thereby establishing a job analysis developed and the preparation of a draft environmental education through an educational material, with reference to the urban and natural parks of the city, containing suggestions for issues that lead to approaches from the look about the reality of each park, and activities drawn from visits during continuing education. After the analyzes, it can be inferred that professionals crave for pedagogical practices to approximate/integrate these spaces, aiming to promote the learning and its valuation of these as linked to the knowledge historically constructed, however, there are some barriers that restrict the approach/link between schools and parks.


Collections: