Tendência empreendedora: perfil dos alunos do Curso de Graduação em Administração do IFES campus Colatina-ES

Marin, Higor Belei ; Bragato, Cláudia Guio (2021)

tcc

RESUMO: Este artigo propõe como objetivo central realizar um diagnóstico do perfil dos alunos do Curso de Graduação em Administração do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES campus Colatina-ES sob a ótica do empreendedorismo. O referencial teórico delimita os conceitos de empreendedor e empreendedorismo, a educação em relação a esse tema e as características da pessoa desse perfil. Para a coleta das informações, foi utilizado como instrumento o teste Tendência Empreendedora Geral – TEG, elaborado pela Unidade de Formação Empresarial e Industrial pela Durham University Business School – Inglaterra. O resultado principal da pesquisa é apresentado como um perfil empreendedor geral do discente do curso, de acordo com os cinco aspectos relacionados ao indivíduo empreendedor, que são: necessidade de realização, necessidade de autonomia, criatividade, disposição para correr riscos e impulso/determinação. O questionário foi respondido por 111 alunos. Dentre as cinco tendências apresentadas, a maioria dos alunos apresentou pontuação abaixo da média em quatro delas, superando a meta estabelecida apenas na característica impulso e determinação

ABSTRACT: This article proposes as its main objective to carry out a diagnosis of the profile of students in the Graduate Course in Administration at the Federal Institute of Espírito Santo - IFES campus Colatina-ES from the perspective of entrepreneurship. The theoretical framework delimits the concepts of entrepreneurship and entrepreneurship, education in relation to this topic and the characteristics of the person in this profile. For the collection of information, it was used as a test instrument General Entrepreneurial Trend - TEG, prepared by the Business and Industrial Training Unit at Durham University Business School - England. The main result of the research is presented as a general entrepreneurial profile of the course student, according to the five aspects related to the individual entrepreneur, which are: need for achievement, need for autonomy, creativity, willingness to take risks and drive / determination. The questionnaire was answered by 111 students. Among the top five trends, most students score below average in four of them, surpassing the target only on the drive and determination characteristic.


Collections: