A identidade e os desafios do designer educacional : uma proposta híbrida de formação docente

Ruis, Larissa Salarolli (2019-09-16)

tcc

Esta pesquisa tem por objetivo identificar as habilidades e desafios que envolvem o trabalho do Designer Educacional (DE) a partir de uma proposta híbrida de formação docente, por meio da criação de uma sala de aula virtual com foco na construção de vídeos interativos para avaliação e acompanhamento pedagógico. Para tanto, foi elaborado um projeto pedagógico no formato de curso de extensão híbrido com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)/Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) em parceria com uma instituição de ensino regular privada em que a DE, pesquisadora deste trabalho, atua profissionalmente. A proposta de curso híbrido intitulou-se como: “Edpuzzle: construindo vídeos interativos para o acompanhamento e avaliação pedagógica”, tendo como participantes do curso, os professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui natureza descritiva e se inscreve numa abordagem de cunho qualitativo, além de adotar aspectos de observação- participante. Desta forma, foi elaborado o projeto pedagógico do curso de extensão híbrido e criada a sala de aula virtual por meio do Google Classroom, no qual organizou-se os módulos elencados na matriz curricular do projeto pedagógico. O produto educacional, por sua vez, constitui-se em um material instrucional de criação de uma sala de aula virtual por meio do Google Classroom e integração ao Edpuzzle. A pesquisa apontou que o profissional de DE necessita possuir conhecimentos pedagógicos e não apenas instrumentais. Em relação à constituição de cursos híbridos de formação continuada, indica-se que o DE, em parceria com uma equipe multidisciplinar, deve planejar toda estrutura do curso considerando prazos, imprevistos e atividades burocráticas do trabalho docente. Percebeu-se com a presente pesquisa que, além de realizar toda a estrutura pedagógica da sala de aula virtual, o DE tem como principal desafio motivar os sujeitos em situação de aprendizagem, assim como buscar alternativas para possíveis contratempos e flexibilizar situações de acordo com as particularidades apresentadas. Contudo, torna-se necessário ponderar tal flexibilização para que não se torne excessiva e ocasione o descompromisso dos cursistas com o curso proposto. Por fim, a pesquisa também indicou que, para o sucesso do trabalho do DE, é imprescindível o apoio de toda a equipe técnico- pedagógica, além da compreensão do papel do DE, dando-lhe espaço para atuação pedagógica. Caso contrário, sem o apoio efetivo de todos os profissionais, o DE dificilmente conseguirá executar com êxito suas propostas pedagógicas. Como perspectiva de pesquisas futuras, pretende-se validar a sala de aula virtual criada e verificar a utilização efetiva do Google Classroom integrado ao Edpuzzle Palavras-chave: Designer educacional. Formação continuada de professores. Google classroom. Edpuzzle.

This research aims to identify the skills and challenges that involve the work of the Educational Designer (ED) from a hybrid proposal of teacher training, through the creation of a virtual classroom focusing on the construction of interactive videos for evaluation and pedagogical monitoring. To this end, a pedagogical project was elaborated in the format of a hybrid extension course with the support of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes)/Center of Reference in Training and Distance Education (Cefor) in partnership with a private regular education institution in which DE, a researcher of this work, acts professionally. The proposal of the hybrid course was entitled: "Edpuzzle: building interactive videos for the monitoring and pedagogical evaluation", having as participants of the course, the teachers of the final years of elementary school. In relation to the methodological procedures, the research has a descriptive nature and is enrolled in a qualitative approach, in addition to adopting aspects of observation-participant. In this way, the pedagogical project of the hybrid extension course was elaborated and the virtual classroom was created through Google Classroom, in which the modules listed in the curriculum matrix of the pedagogical project were organized. The educational product, in turn, is an instructional material for creating a virtual classroom through Google Classroom and integration to Edpuzzle. The research pointed out that the DE professional needs to have pedagogical knowledge and not only instrumental. In relation to the constitution of hybrid courses of continued education, it is indicated that the DE, in partnership with a multidisciplinary team, should plan the entire structure of the course considering deadlines, unforeseen and bureaucratic activities of the teaching work. It was noticed with this research that, besides performing the entire pedagogical structure of the virtual classroom, the DE has as main challenge to motivate the subjects in learning situation, as well as seek alternatives for possible setbacks and make situations more flexible according to the particularities presented. However, it is necessary to consider such flexibility so that it does not become excessive and causes the lack of commitment of the students with the proposed course. Finally, the research also indicated that, for the success of the DE work, it is essential the support of the entire technical-pedagogical team, besides the understanding of the role of the DE, giving it space for pedagogical performance. Otherwise, without the effective support of all professionals, the DE will hardly be able to successfully execute its pedagogical proposals. As a perspective for future research, it is intended to validate the virtual classroom created and verify the effective use of Google Classroom integrated with Edpuzzle. Keywords: Educational designer. Continuous teacher training. Google classroom. Edpuzzle


Colecciones: