Escola sustentável : um estudo de caso desenvolvido em uma escola municipal de Aracruz (ES), à luz da educação ambiental crítica

Foletto, Rosieli Geraldina Merotto (2019-12-12)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa está inserida na linha de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. Trata-se de um estudo de caso que teve como objetivo investigar impactos do Programa “Escolas Sustentáveis”, advindo do Ministério da Educação, desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil “Tia Anastácia”, à luz da Educação Ambiental Crítica. Além disso, a investigação pretendeu envolver a comunidade local, através de um curso de Extensão (Cefor), disponibilizado à comunidade escolar e local para estreitar relações mais efetivas entre estes dois segmentos, ou seja, no contexto escolar os envolvidos foram: professores, corpo administrativo, pais das crianças e lideranças comunitárias. Os instrumentos para a coleta de dados foram: questionários, observações, entrevistas. Através da análise documental e de conteúdo do programa, foi possível constatar que o mesmo, teve como foco, os aspectos administrativos-financeiros em detrimento os aspectos qualitativos da dimensão pedagógica. Os estudos durante a pesquisa revelaram que as dimensões, espaço físico, gestão e currículo, se entrelaçam se for adotado o conceito de espaço escolar, como “ambiente como totalidade”, ou seja, apresentando-se indissociáveis. O processo formativo indicou que a escola se constitui um espaço de formação, quando através de ações pedagógicas, entre professores e comunidade local, potencializam a possibilidade de discussão de conhecimentos e saberes históricos e sociais acerca da realidade. Sendo assim, acreditamos que participação social pode fomentar novos sentidos no cenário da educação, sobretudo, para à sustentabilidade, através de um movimento capaz de perceber a importância da promoção dos princípios aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental. Palavras-chave: Sustentabilidade. Educação Ambiental Crítica. Programa Escolas Sustentáveis.

This research integrates the Environmental Education and Sustainability line of the Professional Master’s degree in Education in Science and Mathematics of the Federal Institute of Espírito Santo. This is a case study that aimed to investigate impacts on the "Sustainable Schools" Program, promoted by the Ministry of Education, developed by the Center of Early Education "Tia Anastácia", based on Critical Environmental Education. In addition, the investigation intended to involve the local community through an extension course (Cefor), made available in the school and local community to strengthen the most effective relationships between these two mechanisms, in other words, in the school context the involved ones were: teachers, administrative staff, children's parents and community leaders. The instruments for data collection were: questionnaires, observations, interviews. Through the documentary analysis and the program content, it was possible to realize that it focused on the administrative-financial aspects rather than the qualitative aspects of the pedagogical dimension. Studies during the research revealed that the dimensions, physical space, management and curriculum are as one if the concept of school space as “totality environment” is adopted, that is, all displayed as inseparable. The formative process indicates that the school forms a training space, when through pedagogical actions between teachers and the local community, it enhances the possibility of discussing historical and social knowledge and knowledge about reality. Therefore, we believe that social participation can foster new meanings in the Education scenario, especially for sustainability, through a movement capable of realizing the importance of promoting the principles of human rights, diversity and social and environmental sustainability. Keywords: Sustainability. Critical Environmental Education. Sustainable Schools Program.


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