A sala de aula invertida : uma proposta de sequência didática para alunos do ensino fundamental II, na disciplina de história

Stelzer, Renato de Lima (2019)

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RESUMO : No processo de evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ocorreram mudanças no ambiente de trabalho e, consequentemente, na escola, como o uso da Sala de Aula Invertida e outras metodologias ativas. Nesta perspectiva, as Sequências Didáticas podem ser um excelente potencializador no processo de ensino e aprendizagem, porém, é necessário compreender que “[…] as tecnologias sozinhas não mudam a escola, mas trazem mil possibilidades de apoio ao professor e de interação com e entre os alunos” (MORAN, 2013). Esta pesquisa objetivou analisar as potencialidades e desafios a partir da proposta metodológica da Sequência Didática (SD). Para isso se propôs: identificar os desafios e as potencialidades encontrados pelos alunos relacionados à proposta metodológica utilizada na SD; analisar, na percepção dos alunos o processo de preparação da aula e o protagonismo da mesma. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho constituiu-se em observar o aprendizado e interesse dos alunos da escola CAT Arnaldo Magalhães Filho, localizada no município de Cariacica. Durante o processo de análise dos dados embasou-se em Moran (2013), Bergman e Sams (2013), Bacich (2015) e Zabala (1998) que trazem contribuições pertinentes à proposta da pesquisa. A partir da pesquisa e aplicação da SD foi possível identificar e apontar sugestões para práticas pedagógicas que envolvam metodologias ativas, especificamente a sala de aula invertida e da necessidade de que a SD deve ocorrer de maneira clara e objetiva para os envolvidos. Nesse sentido, este estudo abre outras perspectivas de pesquisa que decorrem do trabalho apresentado, tais como: verificação da utilização efetiva de SD na prática docente dos cursistas e a análise da próxima oferta, após implantação das sugestões apontadas na conclusão da SD. Palavras-Chave: Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Sequência Didática.

ABSTRACT: In the process of evolution of Information and Communication Technologies (ICT), there were changes in the work environment and, consequently, at school, such as the use of the Inverted Classroom and other active methodologies. In this perspective, Didactic Sequences can be an excellent enhancer in the teaching and learning process, however, it is necessary to understand that “[…] technologies alone do not change the school, but bring a thousand possibilities of support to the teacher and interaction with and between the students ”(MORAN, 2013). This research aimed to analyze the potential and challenges based on the methodological proposal of the Didactic Sequence (SD). For this purpose, it was proposed: to identify the challenges and potentialities, found by the students, related to the methodological proposal used in DS; to analyze, in the students' perception, the class preparation process and its role. The methodology used in the development of this work consisted of observing the learning and interest of the students of the CAT Arnaldo Magalhães Filho school, located in the municipality of Cariacica. During the data analysis process, it was based on Moran (2013), Bergman and Sams (2023), Bacich (2015) and Zabala (1998) who bring relevant contributions to the research proposal. From the research and application of the SD it was possible to identify and point out suggestions for pedagogical practices that involve active methodologies, specifically the inverted classroom and the need that the DS should occur in a clear and objective way for those involved. Keywords: Active Methodologies. Flipped classroom. Following teaching.


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