Show simple item record

A utilização do site ToonDoo como ferramenta de aprendizagem na disciplina de língua portuguesa

dc.contributor.advisorBeltrame, Walber Antonio Ramos
dc.contributor.authorGasparini, Vanessa
dc.date.accessioned2021-12-17T13:22:04Z
dc.date.available2021-12-17T13:22:04Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationGASPARINI, Vanessa. A utilização do site ToonDoo como ferramenta de aprendizagem na disciplina de língua portuguesa. 2019. 77 f. Monografia (Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1406
dc.description.abstractRESUMO: Diante de um cenário totalmente tecnológico e a grande transformação do público-alvo nas escolas, entende-se a importância de incluir a tecnologia no contexto educacional. Professores e alunos já estão inseridos em uma era em que os recursos tecnológicos, tais como Smartphones, Notebooks, Tablets e Ipads estão presentes em todos os lugares e de todas as maneiras. Dessa forma, esse trabalho objetiva demonstrar as grandes transformações ocorridas no decorrer dos anos em relação ao avanço tecnológico, ao passo que essas mudanças exigem reestruturações nas metodologias utilizadas em sala de aula para que atenda as necessidades dos alunos atuais. Essa pesquisa tem por finalidade principal, apresentar o site ToonDoo e suas principais funcionalidades e utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, por meio da produção do gênero multimodal denominado Tirinha. A partir da aplicação da proposta de intervenção, esse trabalho visa contribuir na formação e cotidiano dos professores de Língua Portuguesa ao propor e executar metodologias que utilizam um recurso tecnológico como ferramenta educacional, para que esses profissionais possam aliar a educação à tecnologia de modo produtivo e positivo. Ademais, após a pesquisa, pôde-se observar que o site ToonDoo contribuiu no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e, a partir disso, teve-se a certeza de que os planos de aula atuais precisam ter uma reformulação e os gêneros obrigatórios devem ter maior relação com o contexto social dos discentes. A partir dessas transformações e reflexões, nota-se que os recursos tecnológicos são elementos que precisam ser inseridos no contexto educacional e vistos como aliados ao processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Tecnologia. ToonDoo. Educação, Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Faced with a totally technological scenario and the great transformation of the target audience in schools, it is understood the importance of including technology in the educational context. Teachers and students are already inserted in an era in which technological resources such as Smartphones, Notebooks, Tablets and Ipads are present everywhere and in every way. Thus, this work aims to demonstrate the great transformations that have occurred in the course of the years in relation to the technological advance, whereas these changes require restructuring in the methodologies used in the classroom to meet the needs of the current students. This research has the main purpose of presenting the ToonDoo site and its main functionalities and to use it as a learning tool in Portuguese Language classes, through the production of the multimodal genre called Tirinha. From the application of the intervention proposal, this work aims to contribute to the training and daily life of Portuguese language teachers by proposing and executing methodologies that use a technological resource as an educational tool, so that these professionals can combine education with technology in a productive and positive. In addition, after the research, it was observed that the ToonDoo site contributed to the process of teaching and learning of the students and, from this, it was made certain that the current lesson plans need to be reformulated and the obligatory genres should have greater relation with the social context of the students. From these transformations and reflections, it is noted that technological resources are elements that need to be inserted in the educational context and seen as allied to the teaching and learning process. Keywords: Technology. ToonDoo. Education, Portuguese Language.pt_BR
dc.format.extent77 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectInformatics in Educationpt_BR
dc.subjectSites da web - TooDoopt_BR
dc.subjectWebsites - TooDoopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPortuguese language portuguesa - study and teachingpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectComics in educationpt_BR
dc.titleA utilização do site ToonDoo como ferramenta de aprendizagem na disciplina de língua portuguesapt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro de Referência em Formação e em Educação a Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2922222999110677pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3124854022932807pt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na educação
dc.contributor.memberAlmeida, Esther Ortlieb Faria de
dc.contributor.memberSantos, Otávio Lube dos
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5868919885676204pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7943634765894557pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record