Tecnologias digitais como instrumento de apoio na aplicação do plano educacional individualizado

Santos, Gilberto Silva (2019)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial - NEE, o Plano Educacional Individualizado - PEI é amplamente difundido em alguns países da Europa e América. É uma proposta pedagógica compartilhada e que contém ações entre professores, pedagogos e vários outros agentes, os quais se responsabilizam pela avaliação, implementação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Alunos com Deficiência Intelectual - DI são especialmente beneficiados por este instrumento, devido ao PEI possuir um grande potencial adaptativo, podendo ser dividido em várias partes, sendo que isso dependerá exclusivamente das necessidades de cada aluno. O objetivo deste trabalho é facilitar a análise de resultados dos registros avaliativos, obtidos pela aplicação do PEI em uma escola do Ensino Fundamental de Ibiraçu/ES. Para esta metodologia, utilizouse uma pesquisa aplicada e os resultados, baseados em análises, demonstraram que o uso de tecnologias digitais traz facilidade e rapidez na manipulação de dados referentes a alunos com DI. Com o software livre, foi possível transformar tabelas avaliativas de resultados em um processo dinâmico, com resultados gráficos possibilitando posteriores consultas sempre que se fizerem necessárias. Para esta facilidade, optou-se pelo software Open Office Base, aplicando-o na última etapa do PEI, ou seja, na avaliação de resultados. O software configurou-se como um método de trabalho que, por sua natureza colaborativa, aprimora o processo de análise de resultados, aproximando todos os envolvidos na inclusão de alunos com DI. Palavras-chave: Educação Especial. Plano Educacional Individualizado. Software Livre.

ABSTRACT: Useful tool for the inclusion of students with Special Educational Needs - SEN, the Individualized Education Plan - PEI is widely distributed in some countries of Europe and America. It is a shared pedagogical proposal of actions among teachers, pedagogues and several other agents, who are responsible for the evaluation, implementation and monitoring of the student's learning process. Students with Intellectual Disabilities - DI are especially benefited by this instrument, because the IEP has a great adaptive potential, being able to be divided into several parts, this will depend exclusively on the needs of each student. The objective of this work is to facilitate the analysis of the results of the evaluation records, obtained by the application of the IEP, in a primary school in Ibiraçu / ES. For this methodology an applied research was used and the results, based on analyzes, showed that the use of digital technologies, brings easy and fast data manipulation for students with ID. With the free software, it was possible to transform evaluation tables of results into a dynamic process, with graphic results enabling subsequent consultations whenever necessary. For this facility we opted for Open Office Base software, applying it in the last stage of the IEP, that is, in the evaluation of results. The software has been configured as a work method that, by its collaborative nature, improves the process of results analysis, bringing all those involved in the inclusion of students with ID. Keywords: Special Education. Individualized Educational Plan. Free software.


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