Softwares educacionais para o ensino da matemática no ensino médio

Schneider, Jorge (2019)

dissertacao_mestrado

Dados têm, continuamente, revelado resultados pouco satisfatórios na aprendizagem da Matemática no Brasil. Diversos fatores têm contribuído para esse resultado e muitas são as ações necessárias para melhorar esse panorama. Nesta pesquisa defendemos que uma forma possível seria a ampliação do uso de tecnologias digitais na escola como ferramentas auxiliares ao ensino, por meio de profissionais capacitados para o seu uso. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar o uso de softwares educacionais (SE) para o ensino da Matemática e contribuir para sua difusão. A pesquisa foi estruturada em três etapas. A primeira se baseou em conhecer o processo de inserção e uso dos softwares educacionais nas escolas do Espírito Santo, quando foi feito um levantamento, com os professores de Matemática, sobre como ocorre o uso das tecnologias digitais nas escolas capixabas. Constatamos falta de equipamentos na maioria das escolas pesquisadas, além de predominância de recursos digitais instrucionistas, apesar de haver disponibilidade de wifi nas escolas e predisposição ao uso do smartphone. Na segunda etapa, foi feita busca e análise de softwares educacionais em repositórios digitais, sendo selecionado material com potencial para contribuir para o ensino da Matemática, embora tenha se notado também que a maioria dos softwares disponíveis seguem uma vertente instrucionista. A terceira etapa foi composta por um curso de formação de professores para o uso de softwares educacionais, na modalidade semipresencial, baseado na proposta de Fernando Albuquerque Costa. Durante o curso, houve significativa evasão, evidenciando diversos problemas que perpassam a formação do professor de Matemática. Percebemos diversos fatores limitantes para a formação aqui proposta, sendo a mais evidente a carga horária de trabalho elevada dos professores cursistas. O modelo de formação f@r é muito válido, embora seja evidente que exige bastante dedicação e empenho do professor. Além disso notamos que a formação Ead apresenta-se muito válida, mas que também exige uma postura ativa do cursista para que consiga concluí-la. Por fim, entendemos que seguramente o curso criou possibilidades de crescimento pessoal e profissional para todos os envolvidos. Palavras-chave: Ensino da Matemática. Softwares educacionais. Formação de professores. Tecnologias digitais.

Data have continually revealed unsatisfactory results in learning mathematics in Brazil. Several factors have contributed to this result and many are the actions needed to improve this picture. We understand that one way possible is to expand the use of digital technologies in school as auxiliary teachers for teaching, through professionals able to use them. Thus, the objective here is to analyze the use of educational software (SE) for teaching mathematics and contribute to its dissemination.The trip was structured in three stages. The first, was based on knowing the process of insertion and use of educational software in the schools of Espírito Santo, where a survey was done with the mathematics teachers about how is the use of digital technologies in the schools of Espírito Santo. We found the lack of equipment in most of the schools surveyed, as well as the predominance of instructional digital resources. It was also noted a good availability of wifi in schools and predisposition to use the smartphone. In the second stage, educational software was searched and analyzed in digital repositories, being elected material with the potential to contribute significantly to the teaching of mathematics, although there was also a large number of software available in an instrucionist aspect. The third stage was composed by a teacher training course in the use of educational software, in the semi-present modality, which provided a formative and practical moment of software use, based on the proposal of Fernando Albuquerque Costa. During the course there was significant dropout, highlighting several problems that permeate the formation of the mathematics teacher. It perceives several limiting factors for the formation proposed here, being more evident the very high workload of the course teachers. We also understand the training model f@r is very valid, although it is evident that it requires a lot of dedication and commitment from the teacher. In addition, we note that the training is also very valid, but it also requires an active course posture in order to find a training. Finally, we understand that insurance or the course has created possibilities for personal and professional growth for all involved. Keywords: Mathematics Teaching. Educational software. Teacher training. Digital technologies.


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